Um estudo da Universidade de Tóquio, no Japão, publicado esta segunda-feira na revista "BMC Public Health", revelou que a inexperiência sexual dos japoneses heterossexuais está a aumentar. De acordo com a investigação citada pela CNN, a percentagem de homens entre os 18 e os 39 anos que nunca tiveram relações sexuais subiu de 20% para 25,8% entre 1992 e 2015.

No caso das mulheres, o aumento é menor, mas continua a ser significativo: de 21,7% em 1992 para 24,6% em 2015.

A inexperiência sexual tornou-se uma preocupação nacional no Japão", referiu, segundo a CNN, Peter Ueda, especialista de saúde pública na Universidade de Tóquio e autor do estudo. 

A investigação compara os dados relativos ao Japão com estudos feitos sobre o Reino Unido, os Estados Unidos e a Austrália. Nestes países, apenas 1% a 5% dos adultos com idades próximas dos 30 anos nunca tiveram relações sexuais.

O estudo analisou apenas a experiência sexual dos japoneses heterossexuais, excluindo respostas sobre a comunidade LGBTQ. Além disso, os investigadores assumiram que todos os japoneses que são ou foram casados já tinham tido relações sexuais.

Os dados foram obtidos através de inquéritos feitos ao longo de três décadas e foram tidas em conta as respostas de quase 18 mil japoneses, com idades entre os 18 e os 39 anos.