Papa sobre o zika: uso de contracetivos é "mal menor" - TVI

Papa sobre o zika: uso de contracetivos é "mal menor"

  • Tomásia Sousa
  • 19 fev 2016, 10:30
Só a Deus e ao vento

Pontífice admitiu a possibilidade do uso de anticoncecionais devido ao risco que o vírus zika representa para as grávidas. Quanto ao aborto, Francisco afirmou que não seria um mal menor, mas um "crime"

O Papa Francisco referiu-se, esta quinta-feira, à possibilidade de utilizar métodos contracetivos como “um mal menor” devido ao risco que o vírus zika impõe sobre as grávidas. Francisco afirmou ainda que recorrer ao aborto nesses casos seria um crime.

O pontífice deixou assim em aberto a possibilidade de utilização de anticoncecionais, em declarações prestadas durante o voo que o levou do México para Roma.

Quanto ao aborto, Francisco foi perentório.

Não é um mal menor: é um crime. É eliminar um para salvar o outro. É o que faz a máfia”, disse, perante os 76 representantes da comunicação social internacional que viajavam com ele.

O aborto não é um problema teológico: é um problema humano, é um problema médico. Se assassina uma pessoa para salvar outra no melhor dos casos. Vai contra o juramento hipocrático que os médicos devem fazer”.

O Papa apelou ainda aos médicos que façam de tudo para encontrar uma vacina contra os mosquitos que transmitem esta doença.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE