Suplementos vitamínicos podem fazer mal à saúde - TVI

Suplementos vitamínicos podem fazer mal à saúde

Suplementos vitamínicos podem fazer mal à saúde

Anti-oxidantes não aumentem a longevidade e alguns podem mesmo aumentar o risco de morrer, revela estudo científico

Relacionados
Os suplementos vitamínicos anti-oxidantes não aumentam a esperança de vida e alguns podem mesmo aumentar o risco de morrer, informa a Sky News, citando 67 estudos que foram compilados num relatório e que envolveram mais de 230 mil homens e mulheres.

O documento revela não ter encontrado «provas convincentes» de que os suplementos aumentem a esperança de vida. Segundo os especialistas, não há provas que digam que as pessoas saudáveis devem tomar suplementos vitamínicos para não adoecer, nem que as pessoas doentes devam tomá-los para melhorar.

O estudo realizou testes ao beta-caroteno, às vitaminas A, C e E e ao selénio e, em alguns testes, os «suplementos anti-oxidantes podem mesmo aumentar a mortalidade». Os especialistas acrescentaram ainda que «não há provas de que a vitamina C aumente a longevidade».

Patrick Holford, um nutricionista que já criou vários suplementos vitamínicos, acusou o estudo de ser um engano. «Os anti-oxidantes não são balas mágicas e não se pode esperar que corrijam uma vida inteira de maus hábitos», disse.

O nutricionista explicou ainda que «quando usados correctamente, em combinação com uma dieta saudável repleta de fruta e vegetais, com muito exercício e sem tabaco, os anti-oxidantes podem desempenhar um papel importante na manutenção e promoção da saúde».
Continue a ler esta notícia

Relacionados