A nova vida da ex-mulher de Putin - TVI

A nova vida da ex-mulher de Putin

Lyudmila é agora Ocheretnaya e terá casado em segredo com Artur Ocheretny, empresário 20 anos mais novo e proprietário de uma mansão no sul de França, que nenhum dos dois poderia comprar

Viveu anos na sombra de Vladimir Putin, raras vezes foi vista em atos oficiais ou momentos privados, agora a ex-mulher do presidente russo, Lyudmila, é capa de jornais. Tudo por causa do alegado casamento em segredo com um homem 20 anos mais novo e de uma mansão no sul de França que nenhum dos dois poderia comprar.

A casa, avaliada em sete milhões de euros, está em nome de Artur Ocheretny, diretor de uma organização sem fins lucrativos, de acordo com a OCCRP (Oganized Crime and Corruption Reporting Projet, no original), uma plataforma internacional de denúncia de casos de corrupção e crime organizado. Foi proprietário de três empresas, todas elas pouco lucrativas e já extintas.

Lyudmila ex-Putina será agora Lyudmila Ocheretnaya, após a separação em 2013 e um novo casamento, em segredo, e não confirmado publicamente, em 2015.

Tanto a ex-primeira-dama, e linguista de carreira, 59 anos, como o jovem empresário, de 39, não possuem fortuna nem auferem salários que permitam comprar mansões luxuosas em Biarritz.

Mas foi o que aconteceu. De acordo com a investigação da OCCRP, não só Artur Ocheretny adquiriu uma casa de milhões seis meses depois do anúncio do divórcio do casal Putin, como a mesma está a passar, neste momento, por profundas reformas, ou seja, dispendiosas.

A plataforma investigou o passado do empresário e não encontrou vestígios de contas bancárias chorudas, que permitissem justificar a compra de uma habitação no sul de França.

Também não encontrou ganhos significativos na declaração de rendimentos de Lyudmila. No entanto, não será por aí, como mostrou a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que revelou uma rede de dinheiro à volta de Vladimir Putin.

A fortuna declarada e offcial da família Putin consiste em dois apartamentos, um terreno, uma garagem e três carros, que continuam a ser a única propriedade do presidente russo, após o divórcio.

Também ao nível da vida privada, as reservas são muitas. O divórcio, por exemplo, foi anunciado à saída de uma ópera, quando o casal não aparecia junto há mais de um ano. Um jornalista aproximou-se de Putin e da mulher, perguntou-lhes se estavam separados e o presidente confirmou. Simples assim.

A notícia do novo casamento não foi até ao momento confirmada mas também não foi desmentida. E na semana passada, Lyudmila e Artur foram fotografados juntos no aeroporto de Heathrow, em Londres.

Continue a ler esta notícia