Temer mantém-se presidente e fala em "vitória" - TVI

Temer mantém-se presidente e fala em "vitória"

  • VC
  • 3 ago 2017, 08:27

Conseguiu que mais de metade dos deputados brasileiros ficasse a seu lado, impedindo a abertura de um processo criminal contra si por corrupção passiva

Depois de uma votação renhida, longa e, sobretudo, tumultuosa, Michel Temer pôde respirar de alívio. Conseguiu que mais de metade dos deputados ficasse a seu lado, impedindo a abertura de um processo criminal contra si. Vai continuar à frente da presidência do Brasil e reagiu falando em "vitória".

A decisão soberana do Parlamento não é uma vitória pessoal de quem quer que seja, mas uma conquista do Estado democrático de Direito, das instituições e da própria Constituição".

Uma votação diferente podia levar o presidente a sentar-se no banco dos réus por causa da acusação de corrupção passiva. O que, de imediato, implicaria que seria suspenso durante 180 dias, das funções na presidência do Brasil, para se sentar no banco dos réus.

"O poder da autoridade, tenho repetido isto, é a lei. Extrapolar o que a Constituição determina é violar a democracia (...) Hoje estes princípios venceram com votos acima da maioria absoluta", acrescentou ainda.

O Presidente do Brasil conquistou o apoio de 263 deputados, mais de metade dos 513 membros da Câmara dos Deputados, para arquivar a denúncia de corrupção que podia levar à sua destituição.

Michel Temer precisava apenas de 172 votos para vencer. De acordo com a contagem final, 227 deputados votaram contra o arquivamento da denúncia, 19 faltaram e dois abstiveram-se.

Nas últimas semanas, o Presidente brasileiro concedeu verbas e negociou cargos públicos com os partidos da sua base aliada para tentar demonstrar que, além de sobreviver, mantém o apoio da maioria e a força necessária para governar

Continue a ler esta notícia