Indonésia: Merapi volta a entrar em erupção - TVI

Indonésia: Merapi volta a entrar em erupção

Erupção do vulcão do monte Merapi

Vulcão lança colunas de fumo e rochas incandescentes a vários metros de altura

Relacionados
O vulcão Merapi, na ilha indonésia de Java, voltou esta segunda-feira a lançar colunas de fumo e rochas incandescentes, uma semana depois da primeira erupção, que causou pelo menos 38 mortes e obrigou a evacuação de 50 mil pessoas.

As autoridades não divulgaram informações sobre novas vítimas causadas pelas rochas lançadas a vários metros de altura e deslizaram montanha abaixo.

No domingo, as equipas de socorro, apoiadas por polícias e soldados, percorriam aldeias e casas isoladas situadas nas proximidades do vulcão para localizar pessoas que ignoraram as ordens de evacuação.

O Merapi, de 2.914 metros de altura, registou no sábado a erupção mais potente. A forte erupção levou as autoridades a ampliar até mais de um quilómetro o perímetro de segurança estabelecido ao redor do vulcão e a mudar de posição alguns dos controles policiais e do Exército.

Um total de 50 mil indonésios, a maioria dos habitantes da área, refugiaram-se em 65 centros montados além do perímetro de segurança de 10 quilómetros de raio em torno da montanha do Merapi.
Continue a ler esta notícia

Relacionados