Boston: «A ameaça acabou», Tsarnaev no hospital - TVI

Boston: «A ameaça acabou», Tsarnaev no hospital

Festejos nas ruas com a captura do segundo suspeito dos atentados na maratona

Relacionados
O suspeito do atentado da Maratona de Boston, Dzhokhar Tsarnaev, encontra-se em estado grave depois da sua captura pela polícia, informaram as autoridades locais.

«O suspeito está em estado grave no hospital», declarou o chefe da polícia de Boston, Ed Davis, em conferência de imprensa cerca de uma hora depois da detenção do jovem de 19 anos, mas deixando uma certeza: «Os habitantes de Boston e da região podem estar certos de que a ameaça acabou».

Também o Presidente norte-americano, Barack Obama, falou e para prometer que serão apuradas as motivações que levaram os dois jovens acusados do atentado de Boston a cometer tal ato de ódio, depois de o segundo ter sido capturado vivo esta noite.

Obama reconheceu, numa breve declaração na televisão, que esta «foi uma semana difícil» e que ainda há «muitas questões sem resposta», ao garantir que a investigação sobre o sucedido continuará: «Vamos fazer tudo o que tivermos de fazer para manter a nossa gente a salvo».

Entretanto, o Presidente apelou hoje à manutenção do «espírito de diversidade» que caracteriza os Estados Unidos. «É importante que continuemos a acolher gente de todo o mundo», disse Obama pouco depois do anúncio da captura de Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, suspeito do atentado, na localidade de Watertown, nos subúrbios de Boston.

Dzhokhar e o irmão Tamerlan, de 26 anos, também suspeito do atentado e que foi morto num tiroteio com a polícia na madrugada de quinta para sexta-feira, são de origem chechena e chegaram aos Estados Unidos há cerca de uma década como refugiados políticos.

Festejos

As autoridades norte-americanas anunciaram que detiveram outras três pessoas alegadamente relacionadas com Dzhokhar. O tenente Robert Richard, da polícia de New Bedford, a sul de Boston, indicou que o seu departamento colaborou com o FBI numa operação numa casa da localidade, a 10 minutos do campus da Universidade de Massachusetts, onde estudava o jovem.

Nesta operação foram detidos dois homens e uma mulher alegadamente «companheiros da universidade ou de casa» de Dzhokhar que se encontravam no imóvel onde foram realizadas buscas.

Certo é que a paz voltou e a população de Boston saiu às ruas na noite de sexta-feira para festejar a detenção do segundo suspeito do atentado. A população de Watertown, localidade nos subúrbios de Boston que foi palco de uma caça ao homem ao longo de várias horas, aplaudiu a polícia quando os agentes se preparavam para abandonar o local após a detenção de Tsarnaev, que foi encontrado num barco que estava num jardim.

No centro de Boston foram também registados esta noite vários festejos junto à área onde ocorreram as duas explosões que causaram a morte a três pessoas e cerca de 180 feridos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE