Cidade evacuada após colapso de barragem no Reino Unido - TVI

Cidade evacuada após colapso de barragem no Reino Unido

  • AG
  • 1 ago 2019, 18:04

Mais de seis mil pessoas estão a ser levadas para uma zona segura

A cidade de Whaley Bridge, no Reino Unido, está a ser evacuada pelas autoridades inglesas, depois do colapso de uma barragem. Devido à força das águas, cerca de 6.500 habitantes estão a ser levados para uma escola local, bem como os animais de estimação.

De acordo com a BBC, uma parte da parede da barragem de Toddbrook cedeu na sequência das chuvas torrenciais que se têm feito sentir na zona de Derbyshire, no centro de Inglaterra. As autoridades temem uma rápida subida do rio Goyt, o que levou à evacuação da zona.

Os serviços oficiais do Reino Unido já emitiram o nível mais grave de alerta do país, por possíveis cheias. A nota refere que existe perigo de vida na zona de Whaley Bridge e pede às pessoas que se mantenham em segurança.

A polícia de Derbyshire falou numa “operação sem precedentes” e já avisou os habitantes que não sabe quando poderão regressar às suas casas. As autoridades aconselham os habitantes a procurar abrigo junto de pessoas conhecidas. Está ainda a ser disponibilizado alojamento para quem não tiver onde ficar.

Nós percebemos que vai haver alguma preocupação por não se conseguir regressar a casa, contudo, a nossa prioridade é assegurar que as pesssoas estão bem e seguras, e que não são corridos riscos desnecessários”, referiu a polícia de Derbyshire.

 

 Vários populares partilharam imagens na rede social Twitter. Algumas delas são bem demonstrativas da força das águas.

O Reino Unido tem atravessado uma forte vaga de chuvas nos últimos dias. Além do aviso a Whaley Bridge, existem outras 54 ocorrências relacionadas com cheias em toda a Inglaterra, das quais seis requerem ação imediata, segundo informam os serviços do governo britânico. 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE