Papa: Robert Mugabe em Roma para missa de entronização - TVI

Papa: Robert Mugabe em Roma para missa de entronização

Robert Mugabe (arquivo)

Presidente do Zimbabué está proibido de viajar para o espaço europeu

O Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, que está proibido de viajar para o espaço europeu, chegou esta segunda-feira a Roma para assistir na terça-feira à missa de entronização do novo papa, noticiou a agência italiana ANSA.

Um voo especial da transportadora Air Zimbabué, proveniente de Harare, aterrou no aeroporto da capital italiana às 06:00 TMG (mesma hora em Lisboa).

Rodeado por guarda-costas e funcionários, Mugabe esteve 20 minutos numa sala do aeroporto reservada a personalidades políticas e religiosas, tendo partido, em seguida, para Roma, acompanhado pela embaixadora do Zimbabué em Itália, e sob escolta. Esta é a quinta vez em oito anos que Mugabe se desloca ao país.

A 08 de abril de 2005 esteve em Roma para as cerimónias fúnebres de João Paulo II e a última vez foi a 30 de abril de 2011 para a beatificação de Karol Wojtyla, pelo papa emérito Bento XVI.

Mais antigo chefe de Estado africano em exercício, o Presidente Mugabe, de 89 anos, católico fervoroso, é também uma personagem muito controversa.

Acusado de numerosas violações dos direitos humanos no Zimbabué, Robert Mugabe foi proibido de entrar em solo europeu, no âmbito das sanções da UE ao país.

No entanto, Itália não recusa ao Presidente o direito de acesso ao pequeno Estado do Vaticano, situado no centro de Roma.
Continue a ler esta notícia