Afeganistão: Talibãs lançaram primeiro grande ataque desde acordo com os Estados Unidos - TVI

Afeganistão: Talibãs lançaram primeiro grande ataque desde acordo com os Estados Unidos

  • .
  • RL
  • 12 out 2020, 15:20
Talibãs fazem múltiplos atentados no Afeganistão (Reuters)

Autoridades afegãs informaram que uma série de ataques começou no domingo no sudoeste do país, provocando um número de vítimas ainda desconhecido

Os talibãs lançaram no domingo o primeiro ataque contra uma capital de província do Afeganistão desde o acordo com os EUA, há sete meses, e quando decorrem negociações de paz com o governo, anunciaram esta segunda-feira as autoridades afegãs.

As autoridades afegãs informaram que uma série de ataques começou no domingo, perto de Lashkargah, capital da província de Helmand, no sudoeste do país, e em vários distritos vizinhos, provocando um número de vítimas ainda desconhecido.

Além dos confrontos em Lashkargah, “houve ataques nos distritos de Nawa, Nadali e Nahr-e-Saraj, adjacentes à cidade de Lashkargah”, de acordo com o porta-voz do governador de Helmand, Omar Zwak.

“O quarto distrito da cidade de Lashkargah foi capturado pelos rebeldes”, disse o conselheiro provincial Abdul Majid Akhundzada, referindo não saber o número de vítimas e explicando que os confrontos ainda se mantêm.

O porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Tariq Arian, garantiu hoje que as tropas afegãs mataram pelo menos “80 insurgentes e quase 100 deles ficaram feridos”.

Os talibãs não conseguem lidar com as nossas tropas. Responderemos com todas as nossas forças e possibilidades a cada ataque e ofensiva dos talibãs, em todos os cantos deste país”, avisou Arian.

Uma delegação de alto nível, incluindo funcionários do Ministério do Interior, chegou, entretanto, ao lugar dos confrontos, para avaliar a operação contra os talibãs.

O Presidente (Ashraf Ghani) assegurou ao povo de Helmand que o Governo apoiará totalmente as forças de segurança na província e disse que o ataque a Helmand terá um alto custo para os inimigos”, disse o gabinete do governador, num comunicado

Este é o primeiro ataque em força dos talibãs contra uma capital de província desde a assinatura do acordo entre os rebeldes e os Estados Unidos, no final de fevereiro, no qual foi acordada a retirada das tropas norte-americanas, em 14 meses.

Nesse acordo, os talibãs prometeram reduzir a violência e não atacar nenhuma área urbana.

“Os talibãs devem parar imediatamente as suas ações na província de Helmand e reduzir a violência em todo o país. Não é consistente com o acordo com os Estados Unidos e prejudica as negociações em curso”, disse o porta-voz das forças dos EUA, citando o General Scott Miller, comandante do Exército dos EUA e da coligação internacional no Afeganistão.

As negociações entre Cabul e os talibãs decorrem desde 12 de setembro, mas, até agora, as partes não conseguiram chegar a um acordo sobre as regras e regulamentos necessários para entrar na fase inicial de um acordo.

Continue a ler esta notícia