Empresas que estão na rede têm de considerar leis - TVI

Empresas que estão na rede têm de considerar leis

Computador1

As empresas que estão na Internet têm uma presença global e, por isso, têm de ter em conta as disposições legais aplicáveis em todas as regiões do mundo, disse a professora universitária norte-americana Holly Towle.

Relacionados
Holly Towle, advogada norte-americana especializada em tecnologia, propriedade intelectual e comércio electrónico e que lecciona nalgumas universidades, é professora no actual MBA de direito internacional de negócios da Universidade Católica, com 25 alunos de Portugal, Espanha, Bélgica, Polónia, Grécia, Colômbia e Venezuela.



A advogada e professora assinalou que as empresas que hoje actuam no mercado internacional precisam de ter informação sobre a legislação aplicável noutros países do mundo, uma necessidade que se acentuou com a Internet, avança a agência «Lusa».



Holly Towle sublinhou que nos Estados Unidos há muita legislação nova que as empresas muitas vezes desconhecem, continuando a fazer negócios como faziam antes.



A jurista destacou que a União Europeia (UE) tem uma legislação sobre protecção de dados pessoais muito mais restritiva do que a dos Estados Unidos e que as empresas norte-americanas presentes na Internet, em particular na área do comércio electrónico, têm de ter em conta a legislação da UE, que muitas sociedades ainda não conhecem.



Esta responsável salientou que também a legislação relativa aos direitos de propriedade de bases de dados é diferente na Europa e nos Estados Unidos, enquanto o quadro jurídico sobre propriedade intelectual assenta em bases semelhantes mas com diferentes abordagens.



No entanto, alguns países europeus, como a França, têm legislações nacionais sobre propriedade intelectual mais fortes, um dado que as empresas internacionalizadas têm também de ter em consideração, alertou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados