Caso Anne Frank: Lazio punida apenas com multa - TVI

Caso Anne Frank: Lazio punida apenas com multa

Anne Frank com a camisola da Roma

Tribunal não foi de encontro ao pedido da Procuradoria, que pretendia ainda jogos à porta fechada

Relacionados

A Lazio foi punida com multa de 50 mil euros na sequência da utilização de imagens de Anne Frank e de outros cartazes anti-semitas pelos adeptos dos «biancazzurri», em outubro. A decisão do tribunal não foi de encontro ao pedido da Procuradoria, que pretendia ainda jogos à porta fechada.

Recorde-se que, aquando do término da goleada caseira da formação dos portugueses Nani, Bruno Jordão e Pedro Neto diante do Cagliari (3-0), a 22 de outubro, diversas imagens da jovem alemã de origem judaica que morreu no Holocausto, com uma camisola da Roma vestida, preencheram o Estádio Olímpico de Roma.

Em comunicado, o organismo classificou a ação como «um intento antissemita claro» e, como tal, consiste num «comportamento discriminatório».

O episódio atingiu proporções virais e levou, inclusivamente, à realização de um minuto de silêncio em honra das vítimas do Holocausto, e à leitura, na semana seguinte, de uma passagem do diário da jovem em todos os jogos disputados em território italiano.

O presidente da Lazio também reagiu aos últimos incidentes e anunciou que vai patrocinar uma visita anual a cerca de duas centenas de adeptos do clube a Auschwitz, o antigo campo de concentração na Polónia.

Entretanto, a polícia italiana identificou 20 adeptos da Lazio que utilizaram a imagem de Anne Frank com uma camisola da Roma, recorrendo às imagens de vídeo.

As autoridades de Roma revelaram que 13 dos adeptos estão a ser investigados por atos de discriminação racial por «exibir material antissemita com conteúdo ofensivo que poderia incitar o ódio racial». Foram proibidos de entrar em eventos desportivos em Itália, 12 deles por cinco anos e um outro, considerado reincidente, por oito anos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados