A Mitsubishi e a PSA Peugeot-Citroen assinaram um protocolo para uma colaboração nos veículos eléctricos. A empresa francesa vai vender um veículo eléctrico baseado no i MiEV, que a Mitsubishi está já a desenvolver no Japão.

Em Junho de 2008, ambas as companhias iniciaram um estudo de fiabilidade do desenvolvimento, da produção e da utilização de um motor eléctrico em pequenos veículos urbanos e agora chegaram a um entendimento que permitirá à PSA ser o parceiro da Mitsubishi no desenvolvimento do veículo eléctrico para a Europa.

A Mitsubishi produzirá o carro, que será comercializado sob a marca Peugeot, em paralelo com o Mitsubishi i MiEV.

A colaboração das duas empresas irá, de acordo com um comunicado das marcas, acelerar a introdução dos veículos eléctricos no mercado europeu. As companhias estão neste momento a negociar um acordo de cooperação, procurando garantir a data de lançamento para o final de 2010, início de 2011.

Para a PSA Peugeot Citroen, este acordo permitirá ao grupo manter a liderança, nos automóveis ecológicos e amigos do ambiente, com mais de 10.000 unidades vendidas.

Já para a Mitsubishi, este projecto é consistente com a sua estratégia mundial, desenvolvida para os veículos eléctricos. Actualmente está envolvida com o i MiEV em testes e actividades promocionais no Japão, Nova Zelândia, Estados Unidos da América e na Europa. O i MiEV será lançado no Japão, no Verão de 2009. Em paralelo com o lançamento do i MiEV em 2010 na Europa, a Mitsubishi está a estudar a introdução deste veículo eléctrico em diversos mercados, incluindo os Estados Unidos da América.
Redação / PGM