Madeira: PS e PCP unidos contra «jardinismo» - TVI

Madeira: PS e PCP unidos contra «jardinismo»

  • Portugal Diário
  • 14 set 2007, 15:31
Festa do PSD no Chão da Lagoa: Marques Mendes e Jardim (Gregório Cunha/LUSA)

Socialistas locais sublinham que combate à corrupção será bandeira

O presidente do PS-M, João Carlos Gouveia, disse hoje existir «convergência na acção com o PCP-M» para combater a natureza do regime político madeirense que, em seu entender, está marcado pela corrupção, noticia a Lusa.

João Carlos Gouveia reuniu-se, hoje, com a direcção do PCP-M, numa iniciativa que será alargada aos restantes partidos da oposição e que visa concertar as posições para o combate ao regime jardinista.

«Existe convergência em absoluto com o PCP em torno da defesa do Estado de Direito, do primado da lei, da democracia, das liberdades e do combate à corrupção», revelou.

O combate à corrupção será a principal bandeira desta «convergência na acção» através de petições subscritas por partidos e cidadãos a apresentar na Assembleia da República com vista à intervenção da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Judiciária, revelou o líder do PS-M.

«A corrupção na Madeira é estruturante, não é um caso pontual pelo que há uma necessidade imperiosa de uma investigação criminal», sustentou.

Revelou ainda existir convergência com o PCP-M no sentido de ser apresentada na Assembleia Legislativa uma iniciativa com a finalidade de uma revisão minimalista do Estatuto Político-Administrativo, designadamente a parte relativa ao regime de incompatibilidades dos titulares dos cargos públicos.

João Carlos Gouveia salientou ainda que, nesta fase, as convergências são para a acção e não com vista a acordos eleitorais.

O dirigente do PCP-M, Edgar Silva, corrobora da opinião do líder socialista e chama a atenção: Temos que trabalhar para que o jardinismo caia e, nesse combate, em primeiro lugar temos que atacar os seus alicerces e sustentáculos».

«Para que caia precisa de uma acção convergente», defendeu igualmente.

O presidente do PS-M reúne-se na próxima semana com a direcção do BE-M.
Continue a ler esta notícia