Liga Europa: Rio Ave elimina Besiktas nos penáltis - TVI

Liga Europa: Rio Ave elimina Besiktas nos penáltis

Besiktas-Rio Ave (EPA)

Caravela vilacondense dobrou estreito do Bósforo e segue para o play-off

Relacionados

O Rio Ave venceu o Besiktas nas grandes penalidades por 4-2, após 1-1 ao fim de 120 minutos.

A caravela vilacondense esteve perto de naufragar no Bósforo e de perder a rota europeia. No entanto, aguentou-se em mares nunca antes navegados e dobrou o estreito da capital turca.

É verdade que o Rio teve mais bola praticamente em todo o encontro. Faltou, no entanto, criar situações de golo iminente, especialmente na primeira parte. O segundo tempo foi distinto e Mário Silva foi premiado pela ousadia e coragem que teve quando a equipa estava em desvantagem.

Com um futebol de processos simples, os turcos mostraram ter a agressividade ofensiva que faltava ao seu rival e criaram várias situações para marcar.

Yalcin deu o mote para as águias negras começarem a levantar voo para a fase seguinte da Liga Europa. O jovem avançado turco, que irá ter a concorrência de Aboubakar, cabeceou com sucesso um bom cruzamento de Uysal (15m).

O conjunto português acusou o golo sofrido e cometeu erros que poderiam ter custado a eliminatória na primeira parte. Na fase mais difícil, valeu um gigante polaco: Pavel Kieszek. O guarda-redes do Rio Ave fez uma defesa excelente a disparo de Dorukan, acabando por ter sorte, visto que a bola bateu no poste (35m). Mais tarde, travou o pontapé de Yalcin.

A formação de Vila do Conde parecia sempre curta no ataque. Faltava, no fundo, quem abrisse o campo e transportasse jogo pelos corredores laterais. Por isso, o Rio Ave apenas chegou à baliza de Yuvakuran de meia-distância.

A segunda parte do Rio Ave foi diferente e para melhor. Bem melhor, sublinhe-se. Porventura por indicação de Mário Silva, os vilacondenses tiveram maior largura ofensivamente. Não tardaram a enviar uma bola à trave por Bruno Moreira após cruzamento de Mané. Este foi o primeiro aviso da dupla antes do golo do empate que chegou a cinco minutos do apito final.

Já com Mané na direita e Meshino na esquerda, foi o extremo adaptado a lateral quem encontrou a cabeça de Bruno Moreira. Gritou-se golo em português! O Rio Ave ficou nas nuvens durante alguns minutos e por pouco não viu o Besiktas marcar (valeu outra vez o poste).

No entanto, o prolongamento foi um prémio para que o conjunto luso fez na segunda parte. Embora tenha existido uma excelente oportunidade para os vilacondenses, a igualdade não foi desfeita. Nas grandes penalidades, Welinton atirou para a bancada e Kieszek travou o pontapé de Larin. Matheus Reis assumiu o papel de herói e converteu o penálti.

O Rio Ave espera agora pelo resultado do AC Milan-Bodo/Glimt para saber quem recebe nos Arcos.
 

Continue a ler esta notícia

Relacionados