JO: atleta de curling russo suspeito de doping - TVI

JO: atleta de curling russo suspeito de doping

Alexander Krushelnitsky (foto Reuters)

Krushelnitsky venceu a medalha de bronze e espera agora o resultado da contra-análise

Relacionados

A Rússia está novamente envolvida num caso de doping. Alexander Krushelnitsky que venceu a medalha de bronze de curling nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, é suspeito do uso de meldonium. Esta é uma substância proibida desde 2016, que aumenta o fluxo sanguíneo e que, consequentemente, melhora a capacidade de exercício nos atletas, e foi a responsável pela suspensão da tenista Maria Sharapova, entre outros atletas.

Fonte próxima do caso disse às agências de notícias que Krushelnitsky, que terá acusado o uso da substância proibida, deixou a delegação e está em Seul, capital da Coreia do Sul, à espera da contra-análise, cujo resultado deverá ser conhecido esta segunda-feira.

Krushelnitsky venceu a medalha de bronze de pares mistos de curling com a mulher, e a delegação russa não acredita que que o atleta seja culpado.

«Ficámos todos chocados quando soubemos e claro que temos muita esperança de que não passe de um engano. Para a nossa modalidade não é ser o mais rápido, mais alto e mais forte que importa, é ser mais preciso. Não imagino que tipo de drogas possam ser úteis em curling, por isso é difícil de acreditar», disse aos jornalistas a curler russa Viktoria Moiseeva

O presidente da federação russa também não acredita no consumo de doping. «Conheço estas pessoas há muitos anos. Só um louco toma substâncias proibidas antes de uma competição, dos Jogos Olímpicos. Isto é uma história estranha e levanta muitas questões», disse Dmitry Svishchev.

O Comité Olímpico Internacional disse que tomou nota do caso, sem entrar em detalhes. «Por um lado, é extremamente desapontante quando substâncias proibidas podem ter sido usadas, mas, por outro, mostra a efetividade do sistema antidoping dos Jogos, que protege os direitos de todos os atletas limpos», disse um porta-voz do COI.

Entretanto o Tribunal Arbitral do Desporto anunciou que abriu um inquérito a Aleksandr Krushelnitckii, e também não adiantou mais pormenores.

168 atletas russos foram convidados para os Jogos Olímpicos, já que o país está suspenso precisamente por causa dos casos de doping.

(Artigo atualizado às 13:00)

Continue a ler esta notícia

Relacionados