Tóquio 2020: estádio concluído antes da data prevista - TVI

Tóquio 2020: estádio concluído antes da data prevista

Estádio Olímpico começa a crescer

Falta apenas a inspeção final, prevista para 21 de dezembro

O novo Estádio Nacional de Tóquio, que será a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, já está concluído, antes da data prevista.

Os detalhes finais da obra foram finalizados na passa quinta-feira, conforme informou o Conselho de Desportos do Japão (JSC), faltando apenas a inspeção final, agendada para 21 de dezembro.

O estádio, que começou a ser construído em dezembro de 2016 [na foto], tem capacidade para 60 mil espetadores, e receberá as cerimónias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos, bem como as competições de atletismo e futebol.

Recorde-se que o projeto inicial, da autoria da falecida arquiteta Zaha Hadid, foi descartado devido aos elevados custos que a obra implicava, tendo o novo estádio sido projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, com o custo final a chegar aos cerca de 1.250 milhões de euros.

Os Jogos Olímpicos de Tóquio decorrerão entre 24 de julho e nove de agosto, enquanto os Paralímpicos estão agendados entre 25 de agosto e seis de setembro. No entanto, o primeiro evento desportivo a ser acolhido pelo novo estádio será a final da Taça Imperador, em futebol, a 1 de janeiro de 2020.

Continue a ler esta notícia