Paralímpicos: Presidente e Governo saúdam Norberto Mourão pela medalha - TVI

Paralímpicos: Presidente e Governo saúdam Norberto Mourão pela medalha

Norberto Mourão

Canoísta conquistou a primeira medalha paralímpica na modalidade para Portugal

Relacionados

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou o canoísta Norberto Mourão pela conquista da medalha de bronze nos 200 metros VL2 nos Jogos Paralímpicos, que estão a decorrer em Tóquio, no Japão.

Em comunicado divulgado no site da Presidência, o chefe de Estado «felicita e agradece a Norberto Mourão» pela conquista da medalha de bronze na prova de canoagem 200 metros VL2.

Marcelo Rebelo de Sousa recordou que o também campeão europeu em título conquistou a primeira medalha paralímpica na canoagem para Portugal.

Também o primeiro-ministro, António Costa, felicitou o canoísta. «Mais uma medalha para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Tóquio! Muitos parabéns ao canoísta Norberto Mourão que conquista a medalha de bronze na final dos 200 metros VL2», escreveu o chefe do executivo português na rede social Twitter.

António Costa também saudou «os atletas e delegação portuguesa» pelos diplomas paralímpicos «já alcançados».

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto (SEJD) considerou que Portugal viveu «um dia histórico» com a conquista de uma medalha de bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020 e destacou o exemplo dado pelos atletas.

«Foi um dia histórico para a canoagem e para o desporto paralímpico português», afirmou João Paulo Rebelo, pouco depois de ter assistido ao vivo à prova 200 metros VL2, na qual Norberto Mourão conquistou a medalha de bronze.

O governante, que nos últimos dias tem assistido às provas de atletas portugueses em Tóquio, enalteceu «a capacidade de sacrifício e superação dos atletas paralímpicos».

«O Norberto é um bom exemplo disso, é alguém que pela fatalidade de um acidente resolveu pelo desporto fazer o que o desporto sabe fazer bem, que é valorizar-nos enquanto pessoas e, no fundo, dar oportunidades para a inclusão ativa na sociedade», afirmou.

O SEJD lembrou ainda que o ciclo que agora termina foi «muito importante para o desporto paralímpico, porque houve equiparação das bolsas e dos prémios de mérito desportivo».

Na sua estreia em Jogos Paralímpicos, o canoísta Norberto Mourão, campeão europeu e vice-campeão mundial, conquistou, no Sea Forest Waterway, a medalha de bronze na prova 200 metros VL1, a primeira para Portugal na modalidade.

Continue a ler esta notícia

Relacionados