Diários generalistas vendem mais 20 mil exemplares - TVI

Diários generalistas vendem mais 20 mil exemplares

Jornais, imprensa

Crescimento nas vendas não impede despedimentos

Relacionados
Os cinco diários generalistas portugueses venderam no ano passado mais 20 mil exemplares por dia do que em 2007, tendo todos os títulos registado crescimentos, segundo o relatório do organismo que controla a circulação da imprensa, divulgado esta quinta-feira.

Controlinveste «salva» quatro do despedimento

De acordo com a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens e Circulação (APCT), todos os diários generalistas melhoraram as suas vendas, com o DN e o JN a protagonizarem as maiores subidas, diz a Lusa.

No total, os cinco jornais - Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Correio da Manhã, Público e 24 Horas - venderam mais 5,7 por cento em 2008, somando quase 340 mil unidades por edição.

DN e JN protagonizam maior subida

Os maiores crescimentos foram registados pelo Diário de Notícias e pelo Jornal de Notícias, que aumentaram as suas vendas em mais de 10 por cento em relação a 2007, o que não os impediu de serem incluídos no processo de despedimentos que o grupo Controlinveste desencadeou no início deste ano.

Controlinveste despede 122 colaboradores

Segundo o relatório da APCT, o Diário de Notícias passou de vendas de 36.237 exemplares em 2007 para quase 40 mil no ano passado, ou seja, mais 10,4 por cento.

Em termos absolutos, a maior subida foi do Jornal de Notícias, que vendeu, em média, mais 10 mil exemplares diários no ano passado, voltando a ultrapassar a fasquia das 100 mil unidades diárias.

Correio da Manhã é o mais vendido em Portugal

Com uma subida de vendas de 10,2 por cento, o JN passou para uma média de 101.206 exemplares, aproximando-se do líder Correio da Manhã, detido pela Cofina.

Apesar de todos terem aumentado a sua circulação paga (vendas em banca e assinaturas), o Correio da Manhã manteve-se como o diário mais vendido em Portugal, aumentando em 2,6 por cento o número de exemplares comprados por dia e passando para os 118.353.

No terceiro lugar entre os mais vendidos ficou o Público, que protagonizou a menor subida, 1,4 por cento, tendo vendido em 2008 uma média de 42.346 jornais por dia.

Com um aumento de 4,3 por cento, o 24 Horas - outro dos títulos da Controlinveste - vendeu no ano passado uma média de 37.327 exemplares diários.
Continue a ler esta notícia

Relacionados