«Telma Monteiro consegue o que muito chefes de estado não conseguem» - TVI

«Telma Monteiro consegue o que muito chefes de estado não conseguem»

Telma Monteiro

Declarações do Presidente da República, que elogiou a ambição, a disciplina e a humildade da judoca multi-medalhada internacionalmente

Relacionados

Marcelo Rebelou de Sousa recebeu esta terça-feira no Palácio de Belém Telma Monteiro e elogiou a judoca pelos feitos alcançados ao longo da carreira.

«Tem outra qualidade importantíssima que é consistência. Não é só a resistência física e psíquica, é a capacidade de ao longo de muito tempo fazer, em média, resultados excecionais. O mais difícil, que são os Jogos Olímpicos, demorou mais tempo. E estamos em vésperas de novos Jogos Olímpicos e cá está ela a pensar: ‘como é vou fazer culminar quatro anos, desde o Brasil até ao Japão, para conseguir o melhor que é a medalha de ouro?’», disse o Presidente da República, elogiando ainda ambição, a disciplina e a humildade de Telma Monteiro.

Mais notícias de Modalidades

Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância que os desportistas têm não só para a suas área de atuação, mas também para a sociedade no geral. «No outro dia disse a propósito de outra atleta [Rosa Mota], e ficou tudo muito chocado em Portugal, porque acham que os governos, primeiros ministros e presidentes são necessariamente mais importantes e fundamentais, e não são. Uma atleta como a Telma, por exemplo, consegue aquilo que muitos chefes de estado não conseguem, que é estar permanentemente entre os melhores do mundo. Por isso, temos de ter admiração pelo seu exemplo», referiu ainda durante a iniciativa Desportistas no Palácio de Belém.

Telma Monteiro, que deverá estar presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, não prometeu medalhas, mas deixou uma garantia. «Trabalhar é algo que está inerente àquilo que sou, tal como dedicação e acreditar. Vou lutar sempre até ao fim para ganhar o máximo de medalhas.(...) O foco, para já, é apurar-me entre as oito primeiras para ser cabeça de série e saber quem vou encontrar no dia da competição. A partir daí, é preparar-me da melhor maneira. E quando me preparo para uma competição não é para perder, por isso todas as medalhas têm de fazer parte do meu pensamento», sublinhou.

Continue a ler esta notícia

Relacionados