Ministro deixou claro que Portugal não pretende pedir ajuda - TVI

Ministro deixou claro que Portugal não pretende pedir ajuda

Jean-Claude Juncker, Durão Barroso e Jan-Peter Balkenende

Ministros das Finanças pedem que Portugal explique melhor as medidas de austeridade para 2011

Relacionados
O ministro das Finanças português parece ter conseguido passar a mensagem que pretendia aos parceiros europeus: de que Portugal é diferente da Irlanda e que o país não precisa de ajuda externa.

À saída da reunião do Eurogrupo, que juntou os ministros das Finanças da Zona Euro em Bruxelas esta terça-feira, o presidente, Jean-Claude Juncker afirmou que o ministro das Finanças português «deixou claro» que Portugal não tem qualquer intenção de activar o fundo de emergência europeu.

O responsável reiterou que os desafios enfrentados por Portugal e pela Irlanda são bastante diferentes, uma vez que a banca portuguesa revelou ser «relativamente resiliente e saudável». Para além disso, sublinhou, Portugal tomou «medidas bastantes ousadas» no plano orçamental.

Os ministros das Finanças do Eurogrupo, reunidos esta terça-feira em Bruxelas, reafirmaram a sua fé em Portugal. Jean-Claude Juncker disse aos jornalistas que os ministros das Finanças têm toda a fé que Portugal conseguirá cumprir a meta de redução de défice para 2011.

Além de Portugal se manter firme no objectivo estabelecido, que passa por reduzir o buraco das contas públicas para 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB), os ministros pediram que Portugal especifique melhor as medidas de austeridade a tomar para alcançar essa meta.

Irlanda vai iniciar consultas com vista à ajuda europeia já

Eurogrupo: Grécia tem de especificar melhor medidas para 2011
Continue a ler esta notícia

Relacionados