Euribor recuam à espera de novo corte do BCE - TVI

Euribor recuam à espera de novo corte do BCE

Casa [Arquivo]

Mercado aguarda que Trichet anuncie redução dos juros para 1%

Relacionados
As Euribor estão a cair há 122 sessões consecutivas e voltaram esta quinta-feira a tocar novos mínimos, na expectativa que o Banco Central Europeu (BCE) volte a cortar os juros.

A taxa a 3 meses, usada como referência sobretudo para os créditos às empresas, caiu hoje para o valor mais baixo de sempre ao fixar-se nos 1,483%, depois de já ontem se ter colocado abaixo da taxa de juro da autoridade monetária, que se encontram actualmente nos 1,5%.

Já a indexante a 6 meses, a mais utilizada nos contratos de crédito à habitação em Portugal, desceu para os 1,646%, enquanto a maturidade a 12 meses baixou para os 1,791%.

Os analistas acreditam que o BCE vai reduzir hoje a taxa directora dos actuais 1,5% para 1%, novamente o valor mais baixo desde que existe a união monetária.

Desde Outubro passado, o BCE tem reduzido o preço do dinheiro todos os meses, excepto em Fevereiro, em que se manteve. Assim, desde os 4,25% registados há seis meses atrás, a taxa de referência já recuou 275 pontos base. A confirmar-se o corte esperado para quinta-feira, esta queda acumulada subirá para 325 pontos base.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE