BCE baixa taxa para 1,25% - TVI

BCE baixa taxa para 1,25%

BCE

Mercado esperava redução para 1%

Relacionados
O Banco Central Europeu reduziu a taxa de juro de referência para 1,25%, um novo recorde, mas o mercado esperava mais: o BCE poderia ter descido a taxa para 1%, como tinham previsto os economistas, cortando 0,5 pontos percentuais.

O conselho de governadores do BCE baixou pela sexta vez, desde Outubro, o preço do dinheiro, para o valor mais baixo de sempre desta taxa desde a criação da instituição monetária.

O BCE anunciou ainda que desceu igualmente a taxa de depósitos (para 0,25 por cento) e a taxa de cedência de liquidez (2,25 por cento).

O BCE, que estabelece as taxas em 16 países que usam o euro como moeda, foi confrontado com o aumento do desemprego, a crise industrial e um fraco consumo.

Jean-Claude Trichet, o presidente do BCE, disse no Parlamento Europeu, na passada semana, que a actividade económica da Zona Euro continuou a perder força nos primeiros meses do ano, depois da forte contracção de 1,5% registada no último trimestre de 2008.

O BCE acredita que «procura continuará muito fraca ao longo do ano, tanto a nível global, como na Zona Euro. Uma recuperação gradual só é expectável em 2010».

A atenção volta-se agora para a conferência de imprensa de Trichet para perceber a decisão de não descer a taxa de juro de referência para o 1%, mas sim para 1,25%, assim como sobre se o Banco Central irá anunciar outras medidas para estimular a Zona Euro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados