Vizela exige reintegração imediata na II Liga após decisão judicial - TVI

Vizela exige reintegração imediata na II Liga após decisão judicial

Campeonato de Portugal: Trofense-Vizela

Tribunal de Penafiel declara nulidade de acórdão da FPF após descida administrativa em 2009

Relacionados

O Futebol Clube de Vizela revelou, esta quinta-feira, que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel considerou nulo o acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que ditou a descida de divisão do clube em 2009, da II Liga para a então designada II Divisão B, equivalente ao atual Campeonato de Portugal (CP).

«O Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel proferiu hoje sentença, declarando a nulidade do Acórdão do Conselho de Justiça da FPF de 30-06-2009, que tinha relegado, injustamente, o clube para o escalão inferior do campeonato da 2.ª Divisão Nacional de futebol», pode ler-se, no comunicado emitido esta quinta-feira, pelo clube que atualmente disputa o CP.

A 30 de junho de 2009, no final de uma época que os vizelenses tinham terminado no décimo lugar da II Liga, o CD da FPF puniu o clube azul e branco com a desclassificação do campeonato, por alegada corrupção num jogo relativo à época 2003/2004, na II Divisão B, contra o Fafe.

«Ao fim de dez anos, fez-se finalmente justiça, exigindo-se à FPF e à Liga que coloquem, de imediato, o FC Vizela na II Liga de futebol profissional», acrescenta a nota da direção do emblema vizelense, que diz ter estado «sempre convicto da sua inocência em todo este processo»

Na tomada de decisão do CD da FPF, de 2009, o organismo federativo julgara, em comunicado, «improcedentes os recursos interpostos», não só ao Vizela, mas também ao Gondomar, clube que também tinha sido acusado de corrupção, mas em seis jogos, na sequência das deliberações relacionadas com o caso «Apito Dourado».

Recorde-se que, em 2009/2010, o Gondomar foi último classificado na II Liga e, além da despromoção desportiva, fora castigado com igual desclassificação e 78 mil euros de multa. Contudo, e à semelhança do que agora acontece com o Vizela, o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa considerou, em 2014, nula essa descida administrativa do Gondomar.

O Vizela acabou por disputar a II Divisão B em 2009/2010, tal como o Gondomar, numa época que permitiu, a Penafiel e Carregado, acompanharem o Fátima e o Desportivo de Chaves na participação no segundo principal campeonato.

Continue a ler esta notícia

Relacionados