Caso Cardinal: leitura da sentença adiada para 27 de maio - TVI

Caso Cardinal: leitura da sentença adiada para 27 de maio

Paulo Pereira Cristóvão quebra silêncio

Desfecho do caso estava inicialmente agendada para esta sexta-feira, dia 22 de abril

A leitura da sentença do denominado «Caso Cardinal», inicialmente agendada para esta sexta-feira, dia 22 de abril, foi adiada para 27 de maio, confirmou fonte do tribunal à agência Lusa.

Está marcado para as 14 horas dessa data o desfecho do processo que envolve Paulo Pereira Cristóvão, vice-presidente do Sporting entre março de 2011 e junho de 2012, acusado de um crime de burla qualificada, outro de branqueamento de capitais, dois de peculato, mais um de devassa por meio informático, um de acesso ilegítimo e, por fim, um de denúncia caluniosa agravada.

O nome do processo está relacionado com o depósito de dois mil euros que foi feito na conta do árbitro assistente José Cardinal, antes de um jogo entre Sporting e Marítimo, alegadamente para depois acusá-lo de corrupção.

O caso tem um outro arguido, Vítor Viegas - proprietário da empresa Businlog, contratada pelo Sporting para acompanhamento dos jogadores -, acusado dos crimes de burla, branqueamento de capitais e devassa por meio informático.

Nas alegações finais tanto o advogado Paulo Farinha Alves como João Castilho (representantes de Paulo Pereira Cristóvão e Vítor Viegas, respetivamente) pediram a absolvição de todos os crimes. O procurador do Ministério Público, por seu lado, admitiu a aplicação de penas suspensas a ambos.

Paulo Pereira Cristóvão é ainda arguido num outro processo, no qual é acusado pelo Ministério Público de corrupção ativa, por ter obtido dados sigilosos de 196 árbitros. Neste caso existem mais doze arguidos.

Continue a ler esta notícia