Governo consulta partidos sobre "melhores soluções" para todos poderem votar - TVI

Governo consulta partidos sobre "melhores soluções" para todos poderem votar

  • Agência Lusa
  • AG
  • 9 jan 2022, 14:16

António Costa espera que a reabertura "não prejudique" o nível de contágios. Francisca van Dunem recebe partidos já nesta segunda-feira

O Governo está a consultar os partidos políticos para se encontrarem “as melhores soluções” para que, apesar da evolução da pandemia de covid-19, o “maior número de pessoas possa votar” nas próximas legislativas, revelou este domingo o primeiro-ministro.

“A ministra [da Administração Interna] está a contactar os diferentes partidos de forma a encontrarmos as melhores formas e soluções para garantir que o maior número de pessoas possa votar”, afirmou António Costa.

Questionado pelos jornalistas à margem de um encontro com apoiantes do PS em Elvas, distrito de Portalegre, o também secretário-geral socialista disse que a votação de pessoas em isolamento, devido à covid-19, “é um assunto que o Ministério da Administração Interna está a tratar”.

António Costa realçou que as soluções a adotar para estes casos terão de ter em conta as normas, notando que “a lei limita os horários e várias das possibilidades que têm sido aventadas”, sem precisar quais.

“Não podendo haver alteração da lei, temos que, dentro do quadro da lei, encontrar as melhores soluções para garantir o fundamental, que é o maior número de pessoas possa votar”, insistiu.

Por outro lado, o chefe do Governo frisou que o atual número de casos de covid-19 demonstra que “o risco que era previsto no início da semana passada tem vindo a minorar”, esperando que “a reabertura com cautela na segunda-feira, não prejudique esta evolução”.

Costa lembrou ainda a nova norma publicada recentemente pela Direção-Geral da Saúde (DGS) que determina que as pessoas com dose de reforço da vacina ficam isentas de isolamento e que “só há isolamento no caso de um contacto de risco com um coabitante”.

“Isto diminui muito significativamente o número de pessoas que estarão isoladas sem ameaçar a segurança de quem vai votar”, acrescentou.

Administração Interna recebe partidos esta segunda-feira

A ministra da Administração Interna vai reunir-se esta segunda-feira com os partidos com representação parlamentar para discutir "as condições do exercício" do direito de voto nas eleições legislativas de dia 30, anunciou hoje a tutela.

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna, na manhã de segunda-feira Francisca van Dunem tem previstos encontros de meia hora a partir das 10:00, começando com a Iniciativa Liberal, seguida do Chega, Verdes, PAN e CDS.

À tarde, estão previstos encontros com uma hora de duração, começando às 15:00 com PCP, seguido de Bloco de Esquerda, PSD e PS.

 

Continue a ler esta notícia