Champions: Ajax garante oitavos com «bis» de Tadic em Atenas - TVI

Champions: Ajax garante oitavos com «bis» de Tadic em Atenas

Ambiente quente nas bancadas e um resultado que permite ao Benfica garantir, pelo menos, a Liga Europa

Relacionados

O Ajax foi a Atenas bater o AEK por 2-0, garantindo, desde já, a qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, permitindo ainda ao Benfica, sem jogar, garantir, pelo menos, a Liga Europa, caso esgote esta terça-feira a última oportunidade para seguir na liga milionária. Um jogo marcado pelo ambiente tenso que já se vivia na véspera nas ruas de Atenas e que se transpôs, esta tarde, para as bancadas do Estádio Spiros Louis. No relvado, os holandeses foram sempre melhores e reclamaram naturalmente os três pontos, sustentados com um «bis» de Tadic na segunda parte depois do AEK ter ficado reduzido a dez.

Confira a FICHA DO JOGO

O ambiente já estava a ferver na véspera do jogo, com o registo de confrontos entre adeptos dos dois emblemas nas ruas de Atenas. Um ambiente tenso que se manteve esta terça-feira nas bancadas do Estádio Olímpico de Atenas com uma carga policial numa das bancadas, muitas tochas e até o arremesso de um cocktail Molotov junto à bancadas dos visitantes.

O AEK, ainda sem pontos nesta Liga dos Campeões, também passa por uma crise interna que se agonizou no passado fim de semana com a derrota diante do Panaitolikos (1-2). Uma derrota que levou o presidente a dispensar quatro jogadores que ainda não tinham renovado contrato, entre os quais o português André Simões, capitão de equipa que deixou de ser opção para o treinador Marinos Ouzounidis.

Com tantas limitações, foi com naturalidade que o Ajax assumiu, desde logo, o comando do jogo, com uma elevada posse de bola, levando o jogo para junto da área do AEK, com destaque para as ações de Dusan Tadic e de David Neres sobre as alas. Sucederam-se as oportunidades para os holandeses, com Barkas a brilhar entre os postes.

Apesar de tudo, a defesa grega fechou-se bem e o AEK até podia ter chegado ao intervalo em vantagem, na sequência de um cruzamento de Rodrigo Galo. De Ligt falhou a interceção e a bola chegou a Ezequiel Ponce que adiantou a bola em demasia e permitiu a intervenção de Onana. Foi a única oportunidade do campeão grego na primeira parte.

Tadic resolve com «bis» em quatro minutos

O segundo tempo começou ao som de petardos e com sucessivas interrupções que nunca permitiram que o jogo ganhasse velocidade. Entre estas pausas, destaque para uma cabeçada entre Chygrynskiy e De Ligt que obrigou a que o defesa ucraniano tivesse de ser agrafado na cabeça para estancar o sangue. Entre as paragens, o Ajax ainda conseguiu imprimir algumas mudanças de velocidade e, numa delas, van de Beek, lançado por Tadic, atirou ao poste.

A verdade é que o Ajax jogava muito tempo junto à área adversária e o AEK fazia muitas faltas. A conjugação destes dois factos tornava previsível o que veio a acontecer: livre do Ajax, sobre a esquerda, corte com a mão de Marko Livaja e dupla penalização. Segundo cartão amarelo para o médio croata e grande penalidade convertida com êxito por Tadic.

Segundo golo fora de portas de Tadic que já tinha marcado em Lisboa. Um golo que permitia ao Ajax garantir, desde já, um dos dois primeiros lugares do Grupo E e que, ao mesmo tempo, também deixava o AEK fora da Europa. O campeão grego, reduzido a dez, desequilibrou-se definitivamente, como se veio a ver logo a seguir. Erro tremendo da equipa grega que deixou David Neres destacado, para depois combina com Huntelaar que, por sua vez, serviu Tadic para o segundo da noite. Tudo muito fácil. Estava tudo ou quase tudo decidido.

Ao Ajax, antes de receber o Bayern, falta apenas saber se vai passar o grupo em primeiro ou em segundo lugar, enquanto ao AEK resta apenas vir a Lisboa, ao Estádio da Luz, para cumprir calendário.

Continue a ler esta notícia

Relacionados