Tochas: UEFA castiga Benfica com jogo à porta fechada, suspenso - TVI

Tochas: UEFA castiga Benfica com jogo à porta fechada, suspenso

As polémicas tochas no Vicente Calderón

Encarnados têm pena pendente por dois anos

A UEFA castigou o Benfica com um jogo à porta fechada, suspenso por dois anos, na sequência dos incidentes no jogo com o At. Madrid, quando foram lançadas tochas e outros objetos das bancadas onde se encontravam os adeptos encarnados.

A informação foi divulgada pelo Benfica, que dá ainda conta de uma multa de 20 mil euros e lembra que qualquer nova infração tornará o jogo à porta fechada efetivo e implicará novas sanções. 

Em comunicado, o Benfica revela ainda que nos últimos anos pagou cerca de meio milhão de euros em multas à UEFA e à Liga portuguesa e acrescenta que, «perante o comportamento reiterado de uma minoria de adeptos», vai estudar «novas medidas a adotar nos jogos em que participa», as quais poderão passar por não requisitar bilhetes para jogos fora e/ou identificar os adeptos com bilhete.

O clube anuncia também que já «solicitou ao Conselho Superior dos Desportos espanhol o nome dos adeptos do Benfica que foram identificados e responsabilizados pelos incidentes de Madrid».

Leia o comunicado do Benfica:

«Face aos incidentes registados em Madrid, que o SL Benfica desde a primeira hora lamentou e condenou, o Comité de Ética e Disciplina da UEFA decidiu penalizar o Benfica com um jogo à porta fechada.
 
Esta pena, no entanto, só será aplicada se nos próximos 2 anos se voltar a registar incidente de igual gravidade. A esta sanção acresce uma multa de 20 000 €.
 
De destacar que novo incidente durante o período de suspensão da pena determinará de forma automática não apenas um jogo à porta fechada como também nova sanção.
 
As multas aplicadas pela UEFA e pela LPFP ao Benfica, nos anos mais recentes, representam um valor próximo do meio milhão de euros.
 
Perante a gravidade dos incidentes registados em Madrid e perante o comportamento reiterado de uma minoria de adeptos que teima em penalizar o Sport Lisboa e Benfica, o clube irá estudar novas medidas a adotar nos jogos em que participa, de forma a combater os atos que reiteradamente nos têm colocado na mira disciplinar da UEFA.
 
Entre essas medidas, a Benfica SAD admite implementar:
 
a)     A não requisição de bilhetes para jogos fora;
 e/ou,
b)    A identificação de todos os detentores de bilhetes para jogos europeus.
 
Foi já solicitado ao Conselho Superior dos Desportos espanhol o nome dos adeptos do SL Benfica que foram identificados e responsabilizados pelos incidentes de Madrid.»
 
Finalmente, o Sport Lisboa e Benfica apela a todos os seus sócios e adeptos para que incidentes como os que se registaram em Madrid não voltem a repetir-se quer em jogos europeus ou nacionais, tanto em jogos realizados no Estádio da Luz como fora de casa.
Continue a ler esta notícia