Basaksehir: o clube que retirou o 12 em homenagem a Erdogan - TVI

Basaksehir: o clube que retirou o 12 em homenagem a Erdogan

Burnley-Basaksehir

Clube de Istambul transformou-se em 2014 e tornou-se numa das maiores potências do futebol turco

Relacionados

O Basaksehir foi fundado há cerca de trinta anos e, pelo meio, sofreu uma alteração. O emblema de Istambul subiu pela primeira vez ao principal escalão do futebol turco em 2007. 

Após cinco prestações medianas na elite do futebol turco, o Basaksehir terminou no 16.º lugar e regressou ao segundo escalão. Alcançada a subida no ano seguinte (2014), o possível adversário do FC Porto no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões estabeleceu-se definitivamente entre os grandes: a pior classificação nos últimos quatro anos foi um quarto lugar.

Pese embora os bons desempenhos internos, o Basaksehir nunca chegou à fase de grupos das provas da UEFA. No ano de estreia caiu na 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa ante o AZ Alkmaar, na época seguinte foi derrotado pelo Shakhtar Donetsk no play-off de acesso à mesma competição e, no ano passado, foi afastado da fase de grupos da Champions pelo Club Brugge.

Todas as notícias de futebol internacional

O Basaksehir sofreu uma transformação em 2014. O clube alterou o nome - anteriormente conhecido por Istambul BB que chegou a ter Carvalhal como treinador - e passou a ser conhecido como İstanbul Başakşehir e mudou também de casa. O emblema da capital mudou-se para o estádio Fatih Terim, com capacidade para 17 mil, abandonando o Estádio Ataturk (capaz de receber mais de 70 mil pessoas).

A mudança de estádio permitiu ao Basaksehir ter uma casa mais condizente com a sua popularidade. Confuso? O clube tem uma das médias de assistências mais baixas da Liga - cerca de três mil adeptos - e, portanto, construiu um recinto para cerca de 17 mil pessoas.

Basaksehir ou Olympiacos no caminho do FC Porto

De resto, o jogo de inauguração do novo recinto do Basaksehir contou com a participação de Erdoğan - autor de um hat-trick. Perante a exibição do atual presidente da Turquia, o clube decidiu retirar a camisola 12 usada por este nesse jogo.

O Basaksehir pode não ter experiência europeia, mas tem jogadores de craveira internacional. Robinho, Clichy, Arda Turan e Demba Ba são alguns dos futebolistas que fazem parte do plantel do vice-campeão turco que conta ainda com o português Miguel Vieira.

 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE