Champions: vitória do Ajax tem na história bom prenúncio pela final - TVI

Champions: vitória do Ajax tem na história bom prenúncio pela final

Tottenham-Ajax (Reuters)

16 de 17 equipas que venceram fora a primeira mão das «meias» apuraram-se. Exceção foi às custas do... Ajax

Relacionados

A vitória do Ajax esta terça-feira, em Inglaterra, encontra na história pontos favoráveis à formação holandesa, que triunfou na primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, ante o Tottenham, em Londres. Tudo porque, nos 17 casos anteriores que registaram vitória forasteira de uma equipa na primeira mão desta fase da prova, 16 ditaram apuramento para a final.

Ora, curiosamente, o único caso em que uma vitória como visitante no primeiro jogo das «meias» não resultou na qualificação para o duelo decisivo pela Champions aconteceu às custas do Ajax, de acordo com o estatístico especializado MisterChip.

Na época 1995/1996, os gregos do Panathinaikos venceram em Amesterdão, por 1-0, mas foram vergados em solo helénico na segunda mão, que o Ajax venceu por 3-0.

Champions: Van de Beek decide em Londres e deixa Ajax perto da final

O triunfo da equipa de Eric Ten Hag consumou ainda outro dado que, à luz da história, pode ser um indicador interessante. Este Ajax tornou-se a quinta equipa a vencer os jogos fora de casa nos oitavos, quartos e meias-finais da Champions numa mesma época. Dos quatro casos anteriores, todos eles ditaram presença na final e os últimos três venceram: Liverpool (1983/1984), Bayern Munique (2012/2013) e Real Madrid (2017/2018).

Ainda esta noite, o central do Ajax, Matthijs de Ligt tornou-se o mais jovem capitão de equipa numa meia-final da Liga dos Campeões, com 19 anos e 261 dias.

Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE