«Portugal não foi escolhido por acaso para receber a Liga dos Campeões» - TVI

«Portugal não foi escolhido por acaso para receber a Liga dos Campeões»

Champions na Luz

A garantia de um conselheiro da Organização Mundial de Saúde (OMS)

Maurizio Barbeschi, conselheiro do diretor executivo para as Emergências Sanitárias da Organização Mundial de Saúde (OMS), defende que Portugal «não foi escolhido por acaso» para acolher a "final a oito" da Liga dos Campeões, mas sim devido à forma como lidou com a pandemia de covid-19, apesar dos números recentes na região de Lisboa.

«Não foi escolhido pela qualidade das infraestruturas ou pela tradição futebolística, mas por tudo o que rodeia o campo de futebol. Se acrescentarmos o sistema público, a consciência do protocolo, as medidas de verificação e mitigação – tudo isso fundamentou a decisão de considerar que a escolha de Portugal era a que mais minimizava os riscos», refere o italiano à agência Lusa.

Maurizio Barbeschi acrescenta que «a atuação, como se fosse uma harmónica, fez de Portugal uma história de sucesso no controlo da epidemia, porque se colocou o pensamento coletivo a combater a doença».

O conselheiro da OMS destacou ainda o cuidado com a competição será preparada, até porque essa já tem sido a realidade das equipas.

«As equipas serão uma espécie de bolhas, movendo-se em simultâneo, em direção a Portugal, e isso é muito bom», sustenta.

Continue a ler esta notícia