Champions: Bernardo aplica goleada das antigas a Paulo Fonseca - TVI

Champions: Bernardo aplica goleada das antigas a Paulo Fonseca

Manchester City goleou o Shakhtar por 6-0; equipa de Guardiola esteve virtualmente nos oitavos de final, mas golo do Hoffenheim em França no último sopro do jogo com o Lyon adiou a festa

O Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca experienciou um autêntico pesadelo na visita a casa do Manchester City, ao ser goleado por expressivos 6-0!

A história de uma noite de terror para os ucranianos começou a ser escrita aos 13 minutos. Mahrez trabalhou bem no corredor direito e cruzou depois rasteiro para a pequena área, onde apareceu David Silva a encostar para o golo dos citizens.

A equipa de Paulo Fonseca procurava tornar-se no primeiro conjunto ucraniano a vencer em solo inglês para as competições europeias: à 29.ª tentativa, a história de tantas outras narrativas.

O desequilíbrio de forças no Etihad foi evidente. Com Bernardo Silva no onze, a superioridade dos citizens foi incontestável, mas não há como negar um «empurrão» do árbitro Viktor Kassai para o golo que deu conforto aos ingleses.

Sterling pontapeou a relva quando tentava alvejar a baliza de Pyatov, mas acabou por… embicar na relva. Levado pela queda aparatosa do avançado inglês, o juiz húngaro apontou para a marca dos onze metros, considerando que Matviyenko rasteirou o adversário por trás. Gabriel Jesus bateu o penálti com sucesso e deu corpo a um dos momentos mais insólitos da Liga dos Campeões 2018/19.

Praticamente a abrir a segunda parte, campeão inglês chegou ao 3-0. Sterling recebeu à entrada para o meio-campo ofensivo, passou por entre dois adversários e atirou em arco, de posição frontal, para o golo.

Aos 72 minutos, Gabriel Jesus anotou o 4-0 para a equipa inglesa. Num lance duvidoso na área ucraniana, Viktor Kassai considerou que Stepanenko rasteirou David Silva e voltou a assinalar castigo máximo, onde o avançado brasileiro manteve o acerto.

Mas ainda havia mais guardado para o fim. Uma perda de bola no meio-campo do Manchester City deixou a equipa ucraniana exposta ao instinto assassino do contra-ataque dos homens de Guardiola. Já na direita, Gundogan levantou para a entrada de Mahrez, que fez o 5-0 aos 84’.

Já em tempo de compensação, o culminar da catástrofe que foi a noite do conjunto de Paulo Fonseca. Uma nova perda de bola numa zona nevrálgica terminou com o hat-trick de Gabriel Jesus, num chapéu sublime a Pyatov.

Com este resultado, o Manchester City chega aos nove pontos e está a está a um ponto do apuramento para a próxima fase da Liga dos Campeões a duas jornadas do final do Grupo F.

No outro jogo do grupo, o Lyon – com Anthony Lopes a titular – esteve muito perto de chegar aos oito pontos, registo que colocaria os franceses com um pé nos oitavos de final da competição.

A equipa francesa foi para o intervalo a vencer por 2-0 (Nabil Fekir, 19’; Tanguy Ndombele), mas vacilou na etapa complementar quando menos se esperava.

Kasim Nuhu foi expulso aos 51 minutos e deixou o conjunto alemão em inferioridade numérica. Ainda assim, o Hoffenheim conseguiu resgatar um precioso ponto. Kramaric reduziu aos 65’ e Pavel Karderabek fez o 2-2 em cima do apito para o final, golo que atirou o Shakhtar para o último lugar do Grupo F e evitou o apuramento imediato do Manchester City para a fase seguinte.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE