O Benfica ainda tem hipótese de chegar ao pote 2 da Liga dos Campeões, mas para isso precisa que Ajax ou FC Porto não cheguem à fase de grupos.  

A vitória do Chelsea na Liga Europa, nesta quarta-feira, colocou os blues no Pote 1 como vencedores da prova europeia, pelo que a equipa da Luz é, neste momento, a primeira do Pote 3.

Caso FC Porto ou Ajax não passem as eliminatórias, o Benfica chega ao Pote 2 e evita os clubes que lá estão. É nesse pote que os dragões entram se passarem as duas eliminatórias que têm pela frente.

O cenário se as equipas com melhor ranking chegarem todas à fase de grupos

A vitória do Chelsea teve mais repercussões e também para os portistas. Ainda assim, o grande beneficiário é o Lyon: os franceses entram diretos para a fase de grupos. Ficam no Pote 3.

 

Ora, uma vez que o Lyon já não disputa o play-off dos não-campeões (o Ajax, por exemplo, disputa o caminho dos campeões nacionais), isso quer dizer que o Olympiakos já não pode ser adversário do FC Porto nas eliminatórias. Isto porque os gregos passam a ser cabeças de série, tal como os azuis e brancos.. 

 

Ainda assim, é de referir que a equipa orientada por Pedro Martins entra em competição antes do FC Porto, pelo que pode cair antes da última eliminatória para chegar à fase de grupos.