Champions: FC Porto defronta Man City, Olympiakos e Marselha - TVI

Champions: FC Porto defronta Man City, Olympiakos e Marselha

FC Porto-Sp. Braga (EPA)

Dragões no Grupo C

Relacionados

O FC Porto vai disputar o Grupo C da Liga dos Campeões, de acordo com o sorteio realizado esta quinta-feira.

Manchester City, Olympiakos e Marselha vão ser os adversários dos campeões nacionais na fase de grupos da principal prova europeia de clubes.

Um grupo que reúne assim três treinadores portugueses - Sérgio Conceição, Pedro Martins e André Villas-Boas -, para além dos jogadores lusos que integram os adversários portistas.

Rúben Dias juntou-se à ambição de Pep

O Manchester City arranca para mais uma campanha em que vai tentar atacar um título europeu inédito.

Pep Guardiola já venceu a Liga dos Campeões, duas vezes, ao serviço do Barcelona, mas falhou esse objetivo no Bayern, e com o Manchester City ainda não foi além dos quartos de final.

A equipa inglesa despediu-se de David Silva e vendeu Leroy Sané (Bayern de Munique) e Nicolás Otamendi (Benfica), mas por outro lado gastou 140 milhões de euros em Nathan Aké, Ferrán Torres e Rúben Dias, contratado ao Benfica por 68 milhões.

O central junta-se assim a João Cancelo e Bernardo Silva, curiosamente também formados no Seixal.

O Manchester City só tinha cruzado o caminho do FC Porto nos dezasseis-avos da Liga Europa 2011/12, e na venceu tanto no Dragão (1-2) como em Inglaterra (4-0).

Olympiakos com tradição lusa

O Olympiakos, adversário retirado do pote 3, tem uma influência portuguesa ainda maior, tendo em conta que o treinador é Pedro Martins, e o plantel conta com o ex-portista José Sá e ainda Rúben Semedo, Cafú e Pepê.

Recuperado o título grego após dois anos de «jejum», o Olympiakos procura também dar nas vistas a nível continental, depois de ultrapassar o Omonia Nicósia, de Chipre, no «playoff».

A equipa grega não passa da fase de grupos desde 2013/14, ano em que ficou à frente do Benfica.

O primeiro jogo do Olympiakos na denominada Liga dos Campeões foi disputado com o FC Porto, em 1997, e venceu por 1-0.

As duas equipas calharam no mesmo grupo em três edições seguidas, de resto, com o Olympiakos a vencer todos os jogos em casa e ainda a conseguir um empate no Porto. A equipa portuguesa somou assim duas vitórias nesse confronto direto.

Villas-Boas como adversário

A outra equipa do grupo, saída do Pote 4, é o Marselha de André Villas-Boas, que venceu a Liga Europa com o FC Porto.

Sem margem financeira para atacar o mercado, o técnico português conta com a base da época passada, na qual conseguiu um brilhante segundo lugar, superado apenas pelo crónico campeão, Paris Saint-Germain.

O Marselha não tem boas memórias do FC Porto, já que fez quatro jogos europeus com a equipa portuguesa, todos na Liga dos Campeões (2003/04 e 2007/08), e não venceu nenhum: três vitórias dos dragões e um empate.

Refira-se que o histórico de André Villas-Boas com o FC Porto é parecido: quatro duelos, todos como técnico da Académica, e zero vitórias (três derrotas e um empate).

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE