Fernando Santos: «Ganhar é importante para a alegria do nosso povo» - TVI

Fernando Santos: «Ganhar é importante para a alegria do nosso povo»

Selecionador nacional falou na véspera da final da Liga das Nações, ante a Holanda

Depois da conquista do Europeu, em 2016, Portugal tem mais uma final para disputar e mais um troféu para conquistar. 

Esse é o foco de Fernando Santos, que na conferência de imprensa de antevisão do jogo frente à Holanda, destacou a importância de vencer pelos adeptos.

«Ganhar é importante para os jogadores, para equipa técnica, para os dirigentes, mas sobretudo para o povo, para o país. Para a alegria que damos ao nosso povo», afirmou.

O selecionador nacional recusou este sábado atribuir maior pressão à Seleção Nacional por disputar a final da Liga das Nações, ante a Holanda, em casa.

«Pressão? Não, não há pressão para jogadores que disputam campeonatos importantíssimos, Ligas dos Campeões, fases finais de grandes competições…», disse, em conferência de imprensa no Estádio do Dragão.

«A pressão é sempre positiva, jogar em casa significa que vamos ter o apoio do nosso público e isso é motivador. Acho que os jogadores com esta qualidade e este traquejo no futebol de alta competição não podem ter pressão», disse, acrescentando: «Só na quinta soubemos quem era o adversário. O nosso trabalho de sexta e de hoje foi passar aos jogadores os pontos fortes da Holanda, que é uma extraordinária equipa. Não temos necessidade de explicar o jogador A ou B. Conhecem-se bem uns aos outros. Explicamos, sim, a forma de jogar das equipas, o que podemos explorar. Iremos montar uma estratégia que no jogo acredito convictamente que irá levar-nos à vitória. Isso passa por jogarmos com a nossa identidade, tendo em conta o que o adversário faz.»

O selecionador nacional destacou ainda que o menor período de descanso da Holanda, que teve menos um dia para se recompor e jogou um prolongamento na meia-final, não irá pesar no jogo: «No plano teórico, teria influência, mas no plano prático acho que não. Disputar uma final é tão motivante para os jogadores que o cansaço vai desaparecer.»

Sobre o jogo frente à Suíça, em que o resultado foi melhor do que a exibição, o técnico afirmou que «a experiência foi positiva»: «Antes do jogo, decide-se. Depois olhamos para o que aconteceu e analisamos.»

Fernando Santos abordou ainda a ausência de Pepe da final, depois de o defesa-central do FC Porto se ter lesionado na omoplata na meia-final: «Pepe infelizmente não vai estar presente. Temos muita pena. Mas tenho confiança plena em quem o irá substituir.»

Continue a ler esta notícia