Champions: o que pode acontecer na penúltima jornada - TVI

Champions: o que pode acontecer na penúltima jornada

Champions: Benfica-Bayern (0-2) - Os encarnados entraram a perder na Liga dos Campeões, uma noite que fica marcada por um golo e um pedido de desculpas de Renato Sanches.

Todas as decisões sobre a mesa, com o Benfica numa missão quase impossível e o FC Porto muito próximo do apuramento. Grupo a grupo, o que pode acontecer nesta ronda.

A penúltima jornada da Liga dos Campeões chega com todas as decisões sobre a mesa. Tudo ou nada para o Benfica, que visita o Bayern Munique na terça-feira em situação muito complicada, ao contrário do FC Porto, que tem o apuramento bem próximo.

Numa altura em que apenas o Barcelona está já qualificado, todos os grupos podem ficar com as posições que dão acesso aos oitavos de final definidas nesta ronda. Grupo a grupo, o Maisfutebol faz as contas ao que pode acontecer nesta ronda.

Todos os resultados e classificações 

O que está em causa na quinta jornada:

Terça-feira

Grupo E

AEK-Ajax (17h55, Eleven2)

Bayern Munique-Benfica (20h00, Eleven1)

Uma missão quase impossível para o Benfica, com quatro pontos contra 10 do Bayern e 8 do Ajax, num grupo que no limite pode ficar já decidido. Para manter a esperança de apuramento viva até à última jornada, o Benfica precisa de vencer o Bayern Munique. E, caso o Ajax vença, terá de ganhar aos alemães por um resultado que não o deixe em desvantagem desde já no confronto direto – ou seja, igual ou melhor que o 2-0 da vitória do Bayern na Luz. Depois disso precisaria sempre de vencer o AEK na última jornada e esperar, ou que o Ajax vença o Bayern, ou que os holandeses não somem mais que um ponto nos dois jogos que lhes restam. 

Se empatar nesta ronda com o Benfica, o Bayern está desde logo apurado. E vencendo tem o primeiro lugar do grupo garantido, se o Ajax não ganhar ao AEK. Quanto aos holandeses, apuram-se vencendo, mas também garantem já a qualificação caso o Benfica não ganhe ao Bayern. O Benfica, de resto, pode assegurar desde já o terceiro lugar, se ganhar ou se o AEK não vencer.

Grupo F

Hoffenheim- Shakhtar Donetsk (20h00, Eleven6)

Lyon-Manchester City (20h00, Eleven4)

Também pode ficar tudo arrumado. Ao Manchester City (9 pontos) basta um empate para se apurar. O Lyon (6 pontos) qualifica-se se vencer. E também caso empate com o City, se o outro jogo também terminar empatado. Ao Shakhtar Donetsk de Paulo Fonseca, último com dois pontos, resta vencer e esperar que o Lyon não ganhe para continuar a ter hipóteses de terminar entre os dois primeiros. Caso perca com o Hoffenheim, que tem três pontos, fica desde já eliminado e afastado também da possibilidade de terminar no terceiro lugar, de acesso à Liga Europa.

Grupo G

CSKA Moscovo-Viktoria Plzen (17h55, Eleven3)

Roma-Real Madrid (20h00, Eleven3)

Duelo direto entre Roma e Real Madrid, ambos com 9 pontos, ambos a poderem apurar-se já. Qualificam-se os dois independentemente do resultado se o CSKA Moscovo, com quatro pontos, não vencer o Plzen. Em absoluto basta um empate à Roma e uma vitória ao Real Madrid. O Viktoria Plzen, com um ponto, já está eliminado, e só continua na luta pela Liga Europa com uma vitória ou um empate que anule o 2-2 do primeiro jogo com o CSKA.

Grupo H

Juventus-Valência (20h00, Eleven2)

Manchester United-Young Boys (20h00, Eleven5)

Também aqui podem ficar decididos os dois lugares de qualificação. À Juventus (9 pontos) basta um empate, mas até pode apurar-se já perdendo, se o Manchester United (7 pontos) também perder com o Young Boys. Os «red devils» apuram-se nesta ronda caso vençam e o Valência (5 pontos) não ganhe à Juve. Se isso não acontecer decidem ambos a qualificação em duelo direto na última ronda.

Quarta-feira

Grupo A:

Atlético Madrid-Mónaco (17h55, Eleven2)

Borussia Dortmund-Club Brugge (20h00, Eleven5)

Dortmund e At. Madrid, ambos com nove pontos, a poderem apurar-se nesta ronda. Aos alemães basta um empate frente ao Club Brugge (4 pontos), que de caminho também qualificaria os «colchoneros», independentemente do resultado do seu jogo. Independentemente disso, uma vitória qualifica o Atlético. O Mónaco, com um ponto, já está eliminado e só mantém hipóteses de chegar ao terceiro lugar e à Liga Europa se fizer melhor resultado nesta ronda do que os belgas.

Grupo B

Tottenham-Inter (20h00, Eleven3)

PSV Eindhoven- Barcelona (20h00, Eleven4)

Com o Barcelona já apurado, o Tottenham-Inter é decisivo para definir o outro lugar. Um empate apura os italianos, que têm sete pontos e venceram os Spurs (4 pontos) na primeira volta (2-1). Uma vitória do Tottenham adia tudo para a última jornada. Quanto ao Barcelona, garante também o primeiro lugar vencendo, podendo consegui-lo também empatando, se o Inter não bater o Tottenham. O PSV Eindhoven, com um ponto, está eliminado da Champions e para manter as hipóteses de qualificação para a Liga Europa precisaria, para já, de fazer melhor resultado que o Tottenham.

Grupo C

PSG-Liverpool (20h00, Eleven2)

Nápoles-Estrela Vermelha (20h00, Eleven6)

O grupo mais embrulhado de todos, mas que pode ficar também já praticamente decidido nesta penúltima ronda, com jogo grande em Paris. O Liverpool, que tem 6 pontos, tal como o Nápoles, contra 5 do PSG e 4 do Estrela Vermelha, apura-se se vencer, desde que os sérvios não ganhem ao Nápoles. Caso o PSG não ganhe, os italianos também selam a qualificação se vencerem. Portanto, o PSG precisa de vencer o Liverpool para se manter na corrida e adiar todas as decisões. Quanto ao Estrela Vermelha, ganhando mantém as opções em aberto, mas se perder fica de fora independentemente dos outros resultados.s

Grupo D:

Lokomotiv Moscovo-Galatasaray (17h55, Eleven3)

FC Porto-Schalke 04 (20h00, TVI)

O FC Porto na frente com 10 pontos e o apuramento à distância de um ponto, que até pode não ser preciso se o Galatasaray (4 pontos) não vencer o Lokomotiv, num jogo que se disputa mais cedo. Ou seja, no limite os «dragões» podem entrar em campo frente ao Schalke já apurados. Aliás, caso o Galatasaray não vença, também o Schalke (8 pontos) fica desde logo qualificado, pelo que o jogo do Dragão passaria a ter apenas em jogo o primeiro lugar do grupo. O FC Porto garante-o desde logo se vencer. O Lokomotiv, de resto, já não tem possibilidades de apuramento na Champions e só segue na corrida ao terceiro lugar se vencer.

Critérios de desempate da Liga dos Campeões:

1. Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas 

2. Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas

3. Maior número de golos nos jogos entre as equipas empatadas

4. Maior número de golos fora de casa nos jogos entre as equipas empatadas

5. Se se mantiver empate para duas equipas após aplicação dos critérios anteriores, eles aplicam-se de novo para as equipas que restarem empatadas

6. Melhor diferença de golos em todos os jogos do grupo

7. Maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo

8. Maior número de golos fora em todos os jogos do grupo

9. Maior número de vitórias em todos os jogos do grupo

10. Maior número de vitórias fora em todos os jogos do grupo

11. Critério disciplinar

12. Coeficiente

 

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE