De um ano para o outro, o Benfica a somar recordes negativos - TVI

De um ano para o outro, o Benfica a somar recordes negativos

Bayern Munique-Benfica

Eliminado da Liga dos Campeões pela segunda época seguida. Com uma goleada que entra para o pódio das mais pesadas. E depois da pior campanha de sempre, esta pode terminar no segundo lugar a contar do fim

O Benfica foi eliminado da Liga dos Campeões pelo segundo ano consecutivo, num ciclo que soma recordes negativos. Os 5-1 sofridos em casa do Bayern Munique que selaram o afastamento igualam a terceira pior goleada sofrida pelos «encarnados» nas competições europeias e representam a décima derrota nos últimos 12 jogos na Champions.

Rui Vitória chegou ao Benfica em 2015 e nas duas primeiras épocas conseguiu dois apuramentos na competição. Em 2015/16 atingiu os quartos de final, onde caiu precisamente frente ao Bayern Munique. E na temporada seguinte ficou nos oitavos de final, afastado pelo Borussia Dortmund. Depois foi o descalabro europeu.

Desde a vitória na primeira mão sobre o Dortmund (1-0), a que se seguiu a derrota por 0-4 que ditou o afastamento, a 8 de março de 2017, o Benfica só ganhou um jogo: em Atenas, frente ao AEK, na segunda jornada da corrente edição. Foram sete derrotas seguidas de 2017/18 para 2018/19.

A época passada, recorde-se, o Benfica bateu todos os registos negativos, ao terminar no último lugar no grupo, com o pior registo de sempre de uma equipa portuguesa na competição e um dos 10 piores de sempre da prova: seis derrotas, zero pontos, 14 golos sofridos e um marcado.

Esta temporada pode ainda representar o segundo pior registo pontual dos «encarnados» na fase de grupos da Liga dos Campeões, caso percam na última jornada na receção ao AEK. Fariam pior do que em 2014/15, no último ano de Jorge Jesus na Luz, quando o Benfica terminou com cinco pontos, depois de uma vitória, dois empates e três derrotas. Em 2014/15 o registo de golos foi baixo, dois marcados e seis sofridos, contra os atuais 5-11 em cinco jogos.

A diferença é que nessa época o Benfica foi último, pelo que falhou a passagem para a Liga Europa. Agora, os quatro pontos já asseguraram o terceiro lugar e uma oportunidade na segunda prova da UEFA a partir de fevereiro, independentemente do que acontecer na última jornada.

A derrota em Munique não surpreende à luz da história: era o 10º confronto com o Bayern e o Benfica nunca venceu nenhum. Mas o resultado, aliado à má exibição, atingiu números que entram mais uma vez na história negra do Benfica, de novo em épocas consecutivas.

O resultado mais pesado de sempre do Benfica na Europa é ainda o 0-7 em casa do Celta Vigo, e o segundo é o 0-5 sofrido frente ao Basileia na temporada passada, que igualou outra derrota frente ao Borussia Dortmund em 1963/64. Segue-se o 5-1 desta noite, que já tinha acontecido por três vezes: em 1965/66 frente ao Manchester United, em 1975/76, também frente ao Bayern Munique, e em 2008/09, com o Olympiakos.

Veja o resumo do Bayern Munique-Benfica

O Benfica tem 15 presenças na fase de grupos da Liga dos Campeões, nove delas consecutivas nas últimas temporadas. Conseguiu ao todo cinco apuramentos. As duas primeiras épocas com Rui Vitória representaram a primeira vez em que conseguiu passar a fase de grupos em anos consecutivos, mas as duas que se seguiram estabeleceram o recorde inverso: dois falhanços e mais pesados do que nunca.

Artigo atualizado

Continue a ler esta notícia