Champions: primeiras decisões à vista com o Benfica a fazer contas - TVI

Champions: primeiras decisões à vista com o Benfica a fazer contas

Ajax-Benfica

Há oito equipas já de olho no apuramento na quarta jornada da Liga dos Campeões e várias que tentam evitar ver desde já esgotadas as hipóteses de qualificação, entre elas o Benfica

A fase de grupos da Liga dos Campeões ainda vai entrar na segunda volta mas já há decisões à vista para a quarta jornada, que arranca nesta terça-feira. Oito equipas com possibilidade de garantirem desde já o apuramento e várias também a tentar evitar ficar já de fora. Incluindo o Benfica, que começa cedo a ter de fazer contas.

A jornada volta a ter grandes jogos à vista, com epicentro em Itália, onde se jogam o Juventus-Manchester United, o Inter-Barcelona e o Nápoles-PSG. Para as equipas portuguesas começa já nesta terça-feira, com a receção do FC Porto, líder do seu grupo, ao Lokomotiv Moscovo. Na quarta-feira o Benfica recebe o Ajax e precisa de pontuar, para não correr o risco de ficarem já atribuídos os dois lugares de apuramento no grupo.

O Maisfutebol foi olhar para os vários cenários sobre a mesa nesta quarta jornada, grupo a grupo.

Resultados e classificações

O que está em causa na quarta jornada:

Terça-feira:

Grupo A

Mónaco-Club Brugge (17h55, Eleven3)

Atlético Madrid-Borussia Dortmund (20h00, Eleven3)

Pode ficar tudo praticamente decidido. O Borussia Dortmund lidera com nove pontos e até pode perder e garantir o apuramento, se tiver havido empate no outro jogo, mais cedo. Caso vença o At. Madrid, a equipa de Raphael Guerreiro assegura desde já não só a qualificação como o primeiro lugar no grupo. Por outro lado os «colchoneros», que têm seis pontos, passam se vencerem o Dortmund, em caso de empate no encontro entre Mónaco e Club Brugge. Nesse cenário aos dois últimos classificados do grupo, ambos com um ponto, restaria a luta pelo terceiro lugar e pela passagem à Liga Europa.

Grupo B

Inter-Barcelona (20h00, Eleven2)

Tottenham-PSV Eindhoven (20h00, Eleven4)

Cenário idêntico, num grupo com o mesmo equilíbrio de forças e com duelo entre os dois primeiros. O Barcelona, que recuperou Messi para a viagem a Itália, embora o 10 ainda não tenha alta formal depois da fratura no braço, pode desde já passar e assegurar o primeiro lugar se vencer o Inter. Mas nem precisa de ganhar para se apurar já, basta que não haja vencedor no outro grupo. Tottenham e PSV procuram a primeira vitória para adiar as decisões.

Grupo C

Estrela Vermelha-Liverpool (17h55, Eleven2)

Nápoles-PSG (20h00, Eleven5)

Tudo em aberto, num grupo que tem o Liverpool na frente, com seis pontos, seguido de Nápoles, com cinco e PSG, com quatro. A seguir vem o Estrela Vermelha, que pode ficar sem hipóteses de apuramento se perder com o Liverpool e se o Nápoles ganhar.

Grupo D

FC Porto-Lokomotiv Moscovo (20h00, Eleven1)

Schalke-Galatasaray (20h00, Eleven6)

O FC Porto na frente com sete pontos, contra cinco do Schalke e quatro do Galatasaray, e em boa posição para a qualificação. Mas ela não chegará já nesta ronda, em nenhum cenário. O Lokomotiv, sem nenhum ponto, tem em contrapartida no Dragão aquela que pode ser a última oportunidade de evitar a eliminação da Liga dos Campeões. Mesmo que empate, fica já de fora se o Schalke ganhar ao Galatasaray. Perdendo também, desde que o outro jogo não acabe empatado.

Quarta-feira

Grupo E

Benfica-Ajax (20h00, TVI)

Bayern Munique-AEK (20h00, Eleven4)

O Benfica, com três pontos depois das primeiras três jornadas, a tentar manter-se vivo. Se pontuar frente ao Ajax continua com hipóteses de apuramento, mas se perder pode ser já o fim da linha, caso o Bayern Munique vença o AEK Atenas. Nesse caso ficaria já decidida a qualificação de holandeses e alemães, que têm nesta altura sete pontos. E ao Benfica restaria a luta por um lugar na Liga Europa. Os gregos, sem qualquer ponto, ficam desde já pelo caminho se perderem, independentemente do que aconteça no outro jogo. E também se empatarem, caso o Ajax não perca com o Benfica.

Grupo F

Manchester City-Shakhtar Donetsk (20h00, Eleven5)

Lyon-Hoffenheim (20h00, Eleven6)

O Manchester City, que lidera com seis pontos, contra cinco do Lyon e dois de Shakhtar Donetsk e Hoffenheim, pode ficar já apurado. Para isso é preciso que vença a equipa de Paulo Fonseca e que o Hoffenheim perca. Esse desfecho deixaria já os alemães sem possibilidades de qualificação, mas o Shakhtar continuaria matematicamente na corrida.

Grupo G

CSKA Moscovo-Roma (17h55, Eleven3)

Viktoria Plzen-Real Madrid (20h00, Eleven3)

Roma e Real Madrid na frente com seis pontos, CSKA com quatro, tudo muito aberto no grupo. A única decisão que pode acontecer nesta ronda é a eliminação do Viktoria Plzen, que acontecerá se os checos perderem com o Real e a Roma ganhar ao CSKA Moscovo.

Grupo H

Valencia-Young Boys (17h55, Eleven2)

Juventus-Manchester United (20h00, Eleven2)

A Juventus de Cristiano Ronaldo, uma das três equipas com pleno de pontos – a par de Dortmund e Barcelona – tem o apuramento à mão. Se não perder com o Manchester United, que é segundo com quatro pontos, fica já apurada. E se ganhar tem desde logo o primeiro lugar do grupo assegurado.

Critérios de desempate da Liga dos Campeões:

1. Maior número de pontos nos jogos entre as equipas empatadas 

2. Melhor diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas

3. Maior número de golos nos jogos entre as equipas empatadas

4. Maior número de golos fora de casa nos jogos entre as equipas empatadas

5. Se se mantiver empate para duas equipas após aplicação dos critérios anteriores, eles aplicam-se de novo para as equipas que restarem empatadas

6. Melhor diferença de golos em todos os jogos do grupo

7. Maior número de golos marcados em todos os jogos do grupo

8. Maior número de golos fora em todos os jogos do grupo

9. Maior número de vitórias em todos os jogos do grupo

10. Maior número de vitórias fora em todos os jogos do grupo

11. Critério disciplinar

12. Coeficiente

Continue a ler esta notícia