Acidente após Sporting-Legia: motorista de autocarro absolvido - TVI

Acidente após Sporting-Legia: motorista de autocarro absolvido

Justiça (arquivo)

Em causa a morte de um jovem, em 2012

O motorista do autocarro com adeptos polacos que, em 2012, embateu numa viatura ligeira e provocou a morte do condutor do automóvel foi, esta terça-feira, absolvido em tribunal dos crimes de que era acusado.


O acidente ocorreu em Lisboa, por volta da 00:10, aquando do transporte dos adeptos do clube de futebol Legia de Varsóvia após o jogo com o Sporting para os 16 avos de final da Liga Europa. O choque frontal ocorreu na Avenida Fontes Pereira de Melo.


O motorista do autocarro e único arguido no processo enfrentava as acusações de crime de homicídio por negligência e ainda duas contraordenações, uma delas muito grave. Acabou por ser absolvido, visto que se limitou a cumprir ordens da PSP, que acompanhava todo o seu trajeto.


«O senhor não poderia ter pensado e agido de forma diferente. Estava a ser acompanhado pela PSP. Esse é o aspeto mais relevante", afirmou a juíza do processo.


A mesma acredita que o motorista passou um sinal vermelho, provocando a morte do jovem que viajava no outro veículo. Contudo, segundo a mesma, é importante analisar o contexto da ocorrência: «O contexto em que agiu é o de alguém que é motorista, sabe que está incluído numa operação e é acompanhado pela PSP» e a quem lhe foi dito para «seguir sempre o carro anterior sem parar seja qual for a situação».


O motorista, de 48 anos, emocionou-se no final da audiência, abraçando-se à esposa e recusando-se a prestar declarações. O seu advogado concluiu que o tribunal tomou «uma decisão há muito desejada» e que fez o «seu papel».


Quanto ao antigo comandante metropolitano de Lisboa da PSP e dois agentes policiais, os responsáveis pela escolta policial do autocarro, o Ministério Público proferiu despacho de arquivamento. 
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE