O MOMENTO

Benfica: uma volta depois, está tudo do avesso. Completa-se neste sábado uma volta desde que o Benfica foi ao fundo em Portimão para se reerguer na luta pelo título, após uma viragem de 180 graus. A derrota com o Portimonense precipitou a saída de Rui Vitória do comando técnico das águias, abrindo caminho para Bruno Lage. Uma volta depois, e com a reta da meta cada vez mais perto, o Benfica é líder isolado do campeonato e conta as finais para a reconquista, sabendo que a perda de pontos nesta fase pode fazer a volta completar-se. E tudo o que o Benfica não quer é a luta pelo título complete os 360 graus e fique como estava em janeiro.

Portimonense: não foi apenas o cenário do Benfica que se alterou desde aquela noite de 2 de janeiro. Na altura, o Portimonense era uma das equipas-sensação da Liga, ocupando o sétimo lugar, a apenas dois dos lugares europeus. Uma volta volvida, a luta pela Europa já vai longe e ainda falta garantir a permanência, ainda que essa esteja bem encaminhada, muito graças aos quatro pontos conquistados nas duas últimas jornadas.

AUSÊNCIAS

Benfica: Rúben Dias (castigado); Ebuehi, Gabriel, Corchia (lesionados).

Portimonense: Marcel (lesionado) e Aylton Boa Morte (castigado).

DISCURSO DIRETO

Bruno Lage: «O que fizemos a partir dessa altura [despedimento de Rui Vitória] foi olhar para o que é nosso e tentar Idealizar e convencer jogadores que tínhamos uma maneira de treinar que os podia ajudar a ser mais equipa e mais competitivos. Não é que não tivessem sido, mas era fundamental ser mais regular. Foi isso que fizemos.»

Folha: «Não tem nada a ver o Portimonense da altura com o de agora, como não tem nada a ver o Benfica daquela altura com o de agora. Vamos encontrar muitas dificuldades, muitas mesmo, mas são três pontos que estão em causa e o Portimonense luta da mesma forma por cada jogo.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Benfica e Portimonense defrontaram-se 31 vezes na Liga, com vantagem arrasadora dos encarnados, que venceram em 25 ocasiões e apenas perderam uma. Mas essa derrota aconteceu, precisamente esta época, no jogo da primeira volta. Por cinco vezes, o resultado registado foi o empate

EQUIPAS PROVÁVEIS

Benfica

Outros convocados: Svilar, Fejsa, Gedson, Taarabt, Cervi, Salvio, Jonas e Jota.

Portimonense

Outros convocados: a lista de convocados não foi divulgada.