Marítimo-Farense, 1-0 (destaques) - TVI

Marítimo-Farense, 1-0 (destaques)

Caminho da permanência é por Ali

A FIGURA: Alipour

O avançado iraniano chegou à Madeira com o rótulo de ‘matador’, mas só à 26.ª jornada conseguiu fazer o que o gosto ao pé. Tardou em aparecer, mas chegou em boa hora, assinando o golo que selou o terceiro triunfo do Marítimo em casa na presente Liga NOS e logo num jogo que pode vir a ser considerado como fundamental para as contas finais da manutenção. Colocando a História de parte, Alipour procurou a felicidade individual e coletiva durante todo o jogo. Foi algo feliz no ressalto que ganhou no lance do golo, também em muitos outros lances defensivos em que foi chamado a intervir num jogo difícil e que quase sempre foi disputado. A felicidade procura-se, e Alipour conseguiu-a com muita vontade própria.  

Momento: 33m, defesa dupla de Amir

O marcador estava a zeros mas como Farense por cima do jogo e mais perto do golo. Duas defesas seguidas de Amir (uma a meias com a trave e outra a impedir a entrada do esférico em cima da linha fatal) evitaram a vantagem inaugural para os algarvios. Ainda havia muito tempo para jogar, mas o 1-0 para os visitantes poderia muito bem ter providenciado um rumo muito distinto para o desfecho do encontro ante uma equipa que tem reagido muito mal à adversidade.    

 
Outros destaques

Amir: o guardião iraniano não esteve muito feliz nas saídas áreas, mas foi revelou-se intransponível nos outros capítulos que servem para avaliar o desempenho de um guarda-redes: felino a sair aos pés dos adversários que surgiram no cara a cara; elástico das defesas mais exigentes.  

Zainadine: o internacional moçambicano comandou a linha de três centrais com renovada autoridade e eficácia. Destruiu jogo, ajudou a construir, e indicou o caminho aos colegas, transmitindo muita confiança.

Ryan Gauld: o jogo dos algarvios voltou a passar pelo escocês, e com toda a qualidade que se lhe reconhece. Decidiu quase sempre bem, e com rapidez, sempre em prol de um jogo fluído e objetivo.

Pedro Henrique: Jorge Costa apostou na continuidade do avançado (fez descansar Madi Queta) para atacar a igualdade na reta final da partida. Não ganhou a aposta, pois o avançado acabou estar em evidência pelas oportunidades desperdiçadas.
Continue a ler esta notícia