FC Porto-Marítimo (antevisão): caminho marítimo para a liderança - TVI

FC Porto-Marítimo (antevisão): caminho marítimo para a liderança

FC Porto-Marítimo (Lusa)

Dragões recebem madeirenses, que nunca venceram para o campeonato no reduto portista. Em caso de vitória, a equipa de Sérgio Conceição regressa ao comando da Liga, em igualdade pontual com o Sporting

Relacionados

Acompanhe aqui AO VIVO o FC Porto-Marítimo

MOMENTO:

FC PORTO

A equipa de Sérgio Conceição ainda não esteve atrás dos rivais na classificação desde o início da época e em vésperas do dérbi de Lisboa quer continuar no comando, ainda que a par do Sporting. Os dragões vêm de três goleadas em três competições distintas (5-2 ao Mónaco, na Liga dos Campeões, 5-0 ao V. Setúbal, na Liga, e 4-0 ao V. Guimarães, na Taça de Portugal), com 14 golos apontados, mas têm pela frente a quarta melhor defesa do campeonato. A vitória significa o regresso à liderança da Liga. Há que ultrapassar o Marítimo para arrepiar caminho.

MARÍTIMO

Se nos Barreiros a equipa de Daniel Ramos mantém a invencibilidade na Liga há mais de uma época, fora este Marítimo não é tão forte. Desde a última derrota, na jornada 9, em Setúbal, que os verde-rubros averbaram três vitórias e dois empates nas últimas cinco jornadas. Daniel Ramos montou uma equipa que não marca muitos golos (15), mas que é a que menos sofre na Liga (10) depois dos grandes. Resistirá a muralha insular ao ataque do Dragão?

--

AUSÊNCIAS:

FC Porto: Otávio, lesionado.

Marítimo: Pablo, Coronas e Erdem Sen, lesionados.

--

DISCURSO DIRETO:

Sérgio Conceição (FC Porto): «O Marítimo é uma equipa difícil. Na Liga só tem mais um golo sofrido do que Benfica e Sporting, por exemplo. É um adversário complicado. Temos de assumir a responsabilidade do jogo. A organização defensiva do Marítimo é forte, pelo que temos de ser uma equipa equilibrada, forte com bola, a recuperá-la e com muita circulação. Só assim podemos desmontar o bloco mais baixo do Marítimo, que é a quarta defesa menos batida do campeonato. Nesse processo ofensivo temos de ter a capacidade de saber o que podemos fazer para provocar desequilíbrios no adversário. Este jogo depende muito de nós, do que possamos fazer.»

Daniel Ramos (Marítimo): «Todos sabem qual é o poderio atual do FC Porto. A regularidade da equipa é impressionante e em casa tem sido avassaladora, conseguindo várias goleadas. Tem determinação, objetividade, entrega ao jogo e qualidade individual. É muito complicado jogar contra uma equipa tão motivada e que está sintonizada e unida. Estratégia? Mais uns quatro defesas e mais uns médios para controlar o meio-campo (risos). Temos de travar o FC Porto com organização quase perfeita. E com uma entrega que iguale a do FC Porto. Além disso, temos de ter momentos de sorte também. Um ponto seria excelente. Ganhar seria sensacional.»

--

HISTÓRICO DE CONFRONTOS

Domínio avassalador do FC Porto. Em 37 jogos em casa para o campeonato, os dragões venceram 35 e empataram apenas dois. Nunca o Marítimo venceu no reduto portista na principal prova nacional. Considerando todos os jogos, há, porém, um triunfo recente dos madeirenses, para a Taça da Liga, em dezembro de 2015 (1-3).

Considerando o total de jogos, o desequilíbrio não é tão grande nos 91 encontros: 62 vitórias para o FC Porto, 13 para o Marítimo e 16 empates.

--

EQUIPAS PROVÁVEIS:

FC PORTO

Outros convocados: lista não divulgada.

--

MARÍTIMO

Outros convocados: Amir, Diney, Luís Martins, Éber Bessa, Filipe Oliveira, Ibson e Everton.

Continue a ler esta notícia

Relacionados