Gil Vicente: de volta entre dúvidas e uma certeza (apresentação) - TVI

Gil Vicente: de volta entre dúvidas e uma certeza (apresentação)

Gil Vicente já prepara a nova temporada

Vítor Oliveira de volta a Barcelos para um desafio difícil, no clube na situação mais atípica da Liga

O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do Gil Vicente

O Gil Vicente está na situação mais atípica da Liga, de volta por via administrativa, a ter de construir a equipa depois de uma época que foi apenas de transição no Campeonato de Portugal. O homem chamado a desempenhar a tarefa é o «milagreiro» Vítor Oliveira, que já assumiu estar provavelmente perante o desafio mais difícil da sua carreira.

A experiência de Vítor Oliveira é a principal base de confiança no Gil Vicente. O treinador que conseguiu na época passada com o Paços Ferreira a 11ª subida de divisão voltou a mudar, para regressar a Barcelos e refazer quase de raiz uma equipa do Gil Vicente onde restam apenas cinco jogadores da época passada.

No meio das dificuldades em encontrar reforços com experiência de Liga, num trabalho de mercado que o treinador admitiu estar a ser complicado, o Gil foi buscar jogadores a outros escalões, conta com Alex Pinto e Erick, cedidos por Benfica e Sp. Braga, e recorreu ao inesgotável mercado brasileiro, mas também procurou noutras latitudes. Contratou o avançado internacional argelino Zakaria Nadiji, o médio internacional búlgaro Kraev, o macedónio Petar Petkovski e agora o sérvio Bogdan Mladenovic. E em breve deve chegar o ex-benfiquista Romário Baldé.

São muitas as dúvidas em torno do Gil Vicente, com alguns jogadores que prometem, mas com um plantel a que falta rodagem na Liga. E uma certeza, a competência de Vítor Oliveira. O facto é que para começar o Gil estreou-se oficialmente esta época a eliminar o Desp. Aves da Taça da Liga, com dez reforços no onze inicial, e já está na fase de grupos.

Agora vem o campeonato, para mais com um arranque de fogo para o Gil Vicente: estreia-se em Barcelos com o FC Porto e até à quinta jornada ainda recebe o Sp. Braga e joga na Luz com o Benfica.

Objetivo: Permanência

Classificação época passada: Promovido por via administrativa no âmbito do Caso Mateus

Melhor classificação: 5º (1999/00)

Treinador: Vítor Oliveira

O plantel do Gil Vicente

Entradas: Rúben Fernandes (Portimonense), William Soares (Arouca), Leo Cordeiro (Sp. Espinho), Rodrigo Prado (Ferroviária), Henrique Gomes (Sp. Covilhã), Alex Pinto (Benfica B), Lourency (Chapecoense), Márcio Meira (Armacenenses), Claude Gonçalves (Troyes), Bruno Ferreira (Náutico), Kellyton (Uberaba), João Afonso (Goiás), Sandro Lima (Estoril), Erick (Sp. Braga), Arthur (Ferroviária), Samuel (São Bernardo), Ygor Nogueira (Fluminense), Bozhidar Kraev (Midtjylland), Petar Petkovski (Rabotnicki), Zakaria Naidji (Paradou FC), Denis (Figueirense), Bogdan Mladenovic (RAD Belgrado) 

Saídas: Espíndola, Henrique Brito, Rui Faria (Trofense), Manuel Lopes (Leça), Pedro Araújo, Bruno Morais (Desp. Aves), Júnior (Valadares), James Arthur (Fafe), Tiago Gomes (Gondomar), João Silva, Gabriel Mejia, Tanko (Desp. Chaves), Dimbas, Onyekachi Silas (Vilafranquense)

Equipa-tipo:

Atenção a:

Bozhidar Kraev

Há muitas caras novas no Gil Vicente, muita gente para descobrir. E há quem já esteja a destacar-se. O búlgaro Kraev foi dos últimos a chegar, mas foi opção imediata para Vítor Oliveira. Mostrou qualidade, iniciativa e coroou a estreia oficial com o golo, um grande golo de fora da área, que apurou o Gil Vicente para a fase de grupos da Taça da Liga, frente ao Desp. Aves.

Kraev tem 22 anos e já muito que contar. Passou por Espanha, muito jovem, para treinar na Academia de Hristo Stoichkov, e entrou na lista de promessas do futebol mundial do jornal inglês Guardian em 2014. Por essa altura já estava no Levski Sofia, onde completou a formação e onde se estreou como profissional. Foi como jogador do Levski que chegou à seleção principal da Bulgária, onde participou da campanha da Liga das Nações no ano passado e marcou dois golos à Eslovénia. Há dois anos mudou-se para a Dinamarca, para jogar no Midtjylland, que o cedeu agora por empréstimo ao Gil Vicente.

As 18 equipas da Liga, uma a uma

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE