Marítimo: procura de equilíbrio a olhar para cima (apresentação) - TVI

Marítimo: procura de equilíbrio a olhar para cima (apresentação)

Nuno Manta

Nuno Manta é o treinador de uma equipa a tentar dar novo alento ao estatuto do clube

O Maisfutebol apresenta, uma a uma, as 18 equipas da Liga 2019/20, que arranca nesta sexta-feira, 9 de agosto

Calendário do Marítimo

Depois de uma temporada abaixo da ambição do clube, que em novembro via a equipa aproximar-se perigosamente da zona de descida, uma tendência invertida depois de de Petit assumir o banco, o Marítimo mudou de treinador para esta época e foi buscar Nuno Manta Santos. O objetivo é fazer uma época mais equilibrada e tranquila, a tentar dar novo alento ao estatuto que o clube ganhou no futebol português e a espreitar um regresso à Europa, onde o Marítimo esteve pela última vez há três temporadas. Foram poucas as saídas, mas já não mora na Madeira Joel Tagueu, o avançado que fez a diferença na última época e meia.

Os sinais da pré-temporada são de estabilidade. O Marítimo foi até agora buscar meia dúzia de reforços, contratações para contar, alguns dos quais já a afirmarem-se como opções válidas para Nuno Manta. Para a defesa chegou o sérvio Dejan Kerkez, para o meio-campo o franco-camaronês Franck Bambock, formado no PSG, mais o brasileiro Jhon Cley, e para a frente o angolano Erivaldo, ex-Leixões, o brasileiro Marcelinho e o japonês Daizen Maeda, uma promessa de 21 anos que esteve com a sua seleção na Copa América. Para já é isto, sendo que pode haver mais novidades até ao fecho do mercado.

Com grande parte da estrutura da época passada ainda nos Barreiros, parece haver profundidade no plantel para o treinador poder gerir. Para já, Nuno Manta apostou em três dos reforços para o primeiro onze oficial da época, a vitória sobre o Leixões que colocou o Marítimo na fase de grupos da Taça da Liga: Kerkez, Bambock e Cley. E entraram mais dois, Marcelinho e Erivaldo. De fora ficou apenas Maeda, que foi o último a chegar, já na reta final da pré-temporada, e ainda aguarda certificado.

A estreia do Marítimo na Liga será de exigência máxima, com a receção a um Sporting que chega ferido depois da derrota na Supertaça.

Objetivo: Primeira metade da tabela

Classificação época passada: 11º

Melhor classificação: 5º em cinco ocasiões, a última em 2011/12

Treinador: Nuno Manta Santos

O plantel do Marítimo 

Entradas: Franck Bambock (Maccabi Petah Tikva), Dejan Kerkez (Spartak Subotica), Erivaldo (Leixões), Jhon Cley (Centro Sportivo Alagoano), Marcelinho (Londrina), Daizen Maeda (Matsumoto Yamaga), Luciano Nequecaur (Abrijes)

Saídas: Jean Cléber (Alagoano, empréstimo), Tagueu (fim do empréstimo do Cruzeiro), Ricardo Valente (Hatta Club), Gamboa (Desp. Chaves)

Equipa-tipo:

Charles, Nanú, Zainadine, Kerkez, Rúben Ferreira; Bambock, Vukovic; Correa, Cley e Erivaldo; Getterson

Atenção a:

Dejan Kerkez

O reforço do Marítimo para a defesa chegou da Sérvia e pegou de estaca. Kerkez tem 23 anos e é um caso de afirmação precoce. Afirmou-se ainda adolescente no onze do CSK Pivara, nos escalões secundários, antes de se mudar para o Spartak Subotica, do primeiro escalão. Estreou-se aos 20 anos na Liga principal da Sérvia e foi durante duas épocas referência na defesa do Spartak.

Vive agora a primeira experiência no estrangeiro e para já parece estar a adaptar-se bem à mudança. Alto, com porte imponente e autoritário, Kerkez tem-se mostrado ágil e rápido, com bom jogo aéreo. Qualidades que levaram Nuno Manta a apostar nele desde cedo para fazer dupla com Zainadine no cento da defesa.

As 18 equipas da Liga, uma a uma

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos