O dérbi começou há muito, fora das quatro linhas, com polémicas que foram para além do regresso de Jorge Jesus ao Estádio da Luz, aquela que foi a sua «casa» durante seis anos. Agora chegou a hora de olhar para os verdadeiros protagonistas do jogo e ver o que eles têm para nos dizer. Com a bola nos pés. O apito inicial está marcado para as 17 horas e pode seguir tudo AO MINUTO.

O MOMENTO:

BENFICA: as «águias» apresentam-se no dérbi depois da derrota no reduto do Galatasaray, para a «Champions», e na Liga apresentam-se com cinco pontos de atraso para o Sporting, tendo em conta que o encontro com o União da Madeira, da ronda anterior, foi adiado.

SPORTING: os «leões» visitam a Luz depois de uma goleada na Liga Europa, frente ao Skënderbeu, precisamente pelo mesmo resultado com que bateram o Vitória de Guimarães na última jornada da Liga (5-1). Pelo meio outra goleada, ao Vilafranquense, no primeiro jogo leonino na Taça de Portugal (0-4).

AUSÊNCIAS:

BENFICA: Eduardo Salvio e Nélson Semedo recuperam de intervenções cirúrgicas

SPORTING: Bryan Ruiz falhou os últimos dois jogos e está em dúvida para o dérbi

DISCURSO DIRETO:

RUI VITÓRIA: «Não quero entrar em favoritismos. Sabemos que vamos encontrar um adversário difícil, mas jogamos em nossa casa, onde somos fortes, temos tido desempenhos muito positivos no Estádio da Luz, temos um score de 16 golos marcados e apenas dois sofridos, um deles em fora de jogo, e estamos preparadíssimos para o jogo.»

JORGE JESUS: «Os jogadores do Sporting, assim como os do Benfica, estão habituados a estes dérbis, a estes ruídos todos que existem à vonta deles. É verdade que desta vez há mais, por eu ter mudado de clube, mas o que importa é dentro de campo. Nada disto tem valorização. Eles sabem o que têm de valorizar, para estarem cada vez mais confiantes na ideia de grupo. O ruído à volta do jogo é indiferente, tanto para os jogadores do Sporting como para os jogadores do Benfica.»

HISTÓRICO DE CONFRONTOS:
Esta será a 82ª vez que o Benfica recebe o Sporting em jogos do principal escalão do futebol português, e as «águias» apresentam um saldo claramente favorável, com 45 vitórias e apenas 14 derrotas (aos quais se somam 22 empates). A última vez que os «leões» triunfaram na Luz foi em 2006.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

BENFICA



Outros convocados: Ederson, Lisandro, Fejsa, Pizzi, Talisca, Renato Sanches, Victor Andrade, Nuno Santos e Raúl Jiménez

SPORTING



Outros convocados: a lista só será divulgada pouco antes do apito inicial
Nuno Travassos