Federação Portuguesa de Futebol certifica novos clubes formadores - TVI

Federação Portuguesa de Futebol certifica novos clubes formadores

Football Talks: as imagens do primeiro dia (Foto FPF)

São 21 os novos clubes distinguidos

Numa cerimónia que teve lugar esta manhã na Cidade do Futebol, em Oeiras, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) presentou 21 clubes com a certificação de entidades formadoras, juntando-se, assim, aos previamente certificados Marítimo, Nacional, Rio Ave, Sporting, FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Benfica, Estoril-Praia e Belenenses.

Analisado o cumprimento dos critérios por parte de cada um dos emblemas, Académica, AD Estação, Trofense, União Micaelense, Famalicão, Real Massamá e Varzim foram distinguidos pela FPF na época 2016/2017, podendo, atualmente, celebrar contratos de formação com os seus atletas.

Ainda sob reserva, Boavista, Cova da Piedade, Desportivo das Aves, Feirense, Tondela, União da Madeira, Paços de Ferreira, Penafiel, Gil Vicente, Desportivo de Chaves, Moreirense, Sporting da Covilhã, União de Leiria e Vitória Setúbal foram os restantes clubes que receberam os certificados.

Em declarações aos clubes presentes, Fernando Gomes, presidente da FPF, indicou: «11 mil jogadores nacionais representam estes clubes em 2016/17, cerca de 8% de todos os futebolistas federados. 70% dos jogadores que chegam às seleções nacionais, desde 2012, fazem parte dos seus quadros. São, sejamos claros, os alicerces nos quais o país e a FPF se apoiam para a sua representação nacional ao mais alto nível».

Continue a ler esta notícia