A jornada em que o campeão ficou para trás - TVI

A jornada em que o campeão ficou para trás

Rio Ave-Benfica (Lusa)

Análise à 4.ª jornada da Liga portuguesa

Relacionados

Ficaram em Vila do Conde os primeiros pontos que o Benfica, campeão em título, deixou para trás na Liga 2017/18. Ao quarto assalto, os homens de Rui Vitória baquearam. Mérito de um Rio Ave de garras afiadas e ideias fixas: jogou como um grande contra um grande e deu-se bem.

O empate final aceita-se porque os encarnados, depois de um primeiro tempo bastante aquém do esperado, despertaram no segundo, quando se viram a perder e tiveram, até, ocasiões para dar a volta ao jogo. Faltou, então, eficácia.

Ora, este foi o jogo que deu o mote para o tom da jornada. O campeão escorregou sem cair, isto é, perder, o Rio Ave aguentou-se invicto e a bola passava para Sporting e FC Porto. Conseguiriam os principais opositores da lei encarnada saltar para a frente da Liga? Um a um, superaram a tarefa.

Primeiro o Sporting, em casa, frente ao Estoril, num jogo que teve dois golos madrugadores mas que acabou com o coração verde e branco aos pulos, porque a entrada de leão não teve seguimento. O Estoril reduziu perto do fim e dois golos bem anulados pelo vídeo-árbitro em período de compensação, um para cada lado, levaram, certamente, muita gente a roer unhas e puxar cabelos.

Igualmente pela margem mínima foi o triunfo do FC Porto em Braga. Na segunda deslocação da época, a equipa de Sérgio Conceição volta a ganhar por 1-0 e, assim, a superar a época transata, pois tinha empatado tanto em Tondela como no Minho.

A liderança fica, assim, dividida entre o azul e o verde, com Benfica e Rio Ave dois pontos atrás. E logo a seguir vem o Marítimo, que no fecho da jornada ganhou em Portimão e chega aos nove pontos, mais um do que o Feirense, que está a protagonizar o melhor arranque de sempre e a mostrar que a onda positiva criada por Nuno Manta desde que pegou na equipa não é obra do acaso.

A equipa da Feira também pertence ao clube dos invictos e esta semana venceu em Chaves por 2-0, agudizando o momento da equipa de Luís Castro que tem apenas um ponto na Liga, dividindo a lanterna vermelha com o Desp. Aves, recém-promovido, que perdeu no Bessa, naquela que foi a primeira vitória do Boavista de Miguel Leal este ano.

Além dos dois últimos, há mais equipas que ainda buscam a primeira vitória, casos do Moreirense, que perdeu com o Tondela por 3-0 no resultado mais expressivo da jornada; do Paços de Ferreira, que empatou sem golos com o V. Guimarães; e do V. Setúbal que empatou no Restelo, com o Belenenses, no jogo que abriu a jornada.

Continue a ler esta notícia

Relacionados