Lay-off: Sindicato fala em «falta de respeito» e «atitude egoísta» - TVI

Lay-off: Sindicato fala em «falta de respeito» e «atitude egoísta»

Boavista-Belenenses

Associação de jogadores condena recurso, já anunciado pelo Belenenses SAD

O Sindicato de Jogadores condena, desde já, o recurso de clubes portugueses ao lay-off, medida entretanto adotada pelo Belenenses SAD.

Em comunicado, o organismo liderado por Joaquim Evangelista lembra que tem mantido um diálogo com a Liga para «encontrar uma solução de compromisso que salvaguarde os direitos dos jogadores e garanta a sustentabilidade do setor».

O Sindicato lamenta o exemplo dado pela SAD do Belenenses, a primeira a avançar unilateralmente para o lay-off, e diz que o fundamento invocado «nem sequer foi a quebra de receitas, mas antes o encerramento total ou parcial da empresa».

«O Sindicato dos Jogadores condena, além desta falta de respeito para com os profissionais de futebol, uma atitude egoísta que lesa todos os portugueses, porquanto se pretende, requerer os cortes salariais e os apoios da Segurança Social, à semelhança da esmagadora maioria das empresas portuguesas em agonia. É manifestamente um abuso de direito, uma atitude oportunista dos clubes de futebol ao colocarem-se nesta posição», acrescenta o comunicado.

Embora ressalve que as operadores televisivas fizeram o pagamento dos valores referentes ao mês de março, a associação de jogadores diz que «não se compreende que os clubes sejam rápidos a exigir cortes a jogadores e funcionários, e não se incomodem com a atitude das operadoras».

«Beneficiam escandalosamente deste negócio há anos, e no momento de maior necessidade, abandonaram-nos», acusa.

«Aliás, a notificação que as operadoras enviaram aos clubes, sem apelo nem agravo, das duas uma, ou é atentatória e merecia uma resposta conjunta de todos os clubes, ou é conveniente, na medida em que permite justificar muitos comportamentos irresponsáveis», conclui ainda o Sindicato.

Continue a ler esta notícia