Clássico: o ascendente do dragão na Luz que Herrera reforçou - TVI

Clássico: o ascendente do dragão na Luz que Herrera reforçou

Benfica-FC Porto

Na última década o FC Porto venceu por cinco vezes na Luz e o Benfica apenas duas

O FC Porto foi à Luz virar a Liga com golo de Herrera em cima do final, ganhar uma almofada de dois pontos na frente para a reta final do campeonato e reforçar uma tendência de ascendente no confronto direto sobre o rival cada vez mais clara. Neste século, o dragão já tem mais vitórias no Clássico da Luz para a Liga do que o Benfica: são nesta altura sete contra cinco, com sete empates pelo meio. Os dados ganham ainda mais peso se olharmos só para a última década. Desde 2007/08 o FC Porto venceu por cinco vezes na Luz e o Benfica apenas duas.

Entre esses triunfos estão jogos marcantes. Desde logo o deste domingo, que pode ter valido o título ao FC Porto, mas também, claro,o triunfo de 2010/11, quando o dragão, orientado por André Villas-Boas, foi campeão na Luz.  

Foi também o FC Porto quem iniciou e quem pôs fim a uma longa série de jogos sem perder em casa para competições nacionais do Benfica, que terminou esta noite ao fim de mais de dois anos. A última derrota do Benfica na Luz tinha sido em fevereiro de 2016, um triunfo do FC Porto por 2-1 que teve aliás Hector Herrera a marcar. O agora capitão do FC Porto apontou o 1-1, aos 28 minutos, depois de Mitroglou ter colocado o Benfica em vantagem aos 18m. Aboubakar, a meia hora do fim, selou a vitória do FC Porto.

Mesmo nos anos da conquista do tetracampeonato, o Benfica apenas venceu por uma vez o clássico da Luz. Foi em janeiro de 2014, uma semana depois da morte de Eusébio, quando os jogadores entraram em campo com o nome do «Pantera Negra» escrito nas costas. Era a última jornada da primeira volta e o Benfica ganhou por 2-0.

Rui Vitória não conseguiu inverter a tendência e a derrota deste domingo prolonga aliás uma malapata para o treinador do Benfica, que continua sem conseguir vencer o rival. Nunca o conseguiu, em 19 confrontos.

Das cinco vitórias que o Benfica conseguiu neste século para o campeonato frente ao FC Porto, apenas três delas foram na segunda volta. Em 2000, 1-0 à 28ª jornada, e depois na época seguinte, 2-1 à 18ª ronda. A última aconteceu há 15 temporadas: o 1-0 com golo de Laurent Robert de fevereiro de 2006, à 24ª ronda.

Leia também:

Benfica-FC Porto, 0-1 (crónica)

Benfica-FC Porto, 0-1 (destaques das águias

Benfica-FC Porto, 0-1 (destaques dos dragões)

 

 

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE