Como as seleções desfalcam águias e dragões na preparação para o clássico - TVI

Como as seleções desfalcam águias e dragões na preparação para o clássico

FC Porto-Benfica (Lusa)

Benfica perde 13 jogadores do plantel principal para as seleções, FC Porto perde oito. Dupla jornada e viagens longas condicionam preparação do clássico

Antes do clássico, as seleções. Benfica e FC Porto têm 15 dias para preparar o jogo grande da jornada 27, que ajudará a definir a liderança da Liga e poderá ser importante na corrida pelo título, mas tanto Rui Vitória como Nuno Espírito Santo não poderão contar com alguns dos principais jogadores dos respetivos plantéis para este período de preparação.

Vitória tem 12 elementos do plantel disponíveis, enquanto NES tem 15.

Fazendo as contas entre as ausências dos dois rivais, o Benfica é o mais desfalcado, já que não pode contar com 13 jogadores, que estarão ao serviço das seleções nacionais. A começar desde logo pelo guarda-redes Ederson, convocado por Tite para o escrete, que vai defrontar o Uruguai, do portista Maxi Pereira, na próxima quinta-feira, e o Paraguai, na quarta-feira seguinte em dois jogos a contarem para a qualificação sul-americana de apuramento do Campeonato do Mundo de 2018.

Prosseguindo com Lindelöf, que provavelmente defrontará Portugal ao serviço da Suécia, em jogo particular no Estádio dos Barreiros, no Funchal, em que do outro lado poderá ter outros três colegas de equipa: Nélson Semedo, Eliseu e Pizzi. Um trio convocado por Fernando Santos para a «equipa das quinas», que já no sábado, no estádio da Luz, recebe a Hungria num jogo importante para o apuramento para o Mundial.

Samaris vai representar a seleção principal da Grécia, enquanto Diogo Jota está nos sub-21 de Portugal

Por sua vez, Samaris e Mitroglou foram convocados para a seleção da Grécia. A estes junta-se ainda um duo que, tal como Ederson, terá além dos jogos que acumular deslocações mais longas: Jiménez está no estágio da seleção do México e Carrillo na do Peru.

Ao todo são nove os jogadores encarnados ao serviço das seleções principais. No entanto, há ainda Zivkovic (sub-21) e Jovic (sub-20) em representação das seleções jovens da Sérvia, além de Kalaica, nos sub-19 da Croácia, e Pedro Pereira, sub-19 de Portugal.

Treze ausências em virtude da chamada às seleções a que se juntam ainda três lesionados: Grimaldo, Fejsa e Filipe Augusto.

Por sua vez, o FC Porto tem oito ausências no plantel principal devido às seleções.

André Silva, Eliseu e Pizzi: três trunfos do clássico ao serviço da seleção portuguesa

A começar por um quinteto nos diferentes escalões das Seleções Nacionais: Danilo Pereira e André Silva, estão ao serviço da seleção principal, Rúben Neves e Diogo Jota estão na de sub-21 e Rui Pedro nos sub-19.

Fora de portas, Layún e Herrera estão ao serviço do México, juntamente com o rival Jiménez, enquanto Corona, vindo de lesão, foi poupado. Além do já referido Maxi Pereira, que representa o Uruguai.

Enquanto o Benfica tem apenas três titulares do último jogo a trabalhar sob as ordens de Vitória – Luisão, Salvio e Jonas – o FC Porto tem nove habituais titulares sob as ordens do seu técnico – Casillas, Marcano, Felipe, Alex Telles, Óliver, Brahimi, Corona e Soares, além de André André, que cumpriu castigo no último jogo.

À dupla jornada de seleções juntam-se, em boa parte dos casos, deslocações longas, em particular nos casos das qualificações para o Mundial na CONMEBOL e da CONCACAF.

James decisivo no clássico de 2012, após representar a seleção

Em março de 2012, James Rodríguez viajou de madrugada num jato privado após um jogo da Colômbia, em Miami, treinou com o plantel portista na véspera da deslocação à Luz e foi lançado por Vítor Pereira na segunda parte. Uma aposta acertada para os azuis e brancos: em pouco mais de meia hora em jogo, o colombiano fez um golo e uma assistência e deu a volta ao marcador, transformando o 2-1 para o Benfica num 2-3 para os dragões, que ganhariam nesse clássico da jornada 21 uma vantagem determinante para a revalidação do título de campeões nacionais.

Continue a ler esta notícia